VirtuaJus, ISSN 1678-3425
QUALIS B1
IDENTIFICADOR DIGITAL:
O Digital Object Identifier (DOI) da VirtuaJus é:
Avaliação inicial
Inicialmente, os textos passam por uma apreciação preliminar da Comissão de Política Editorial para verificar:
a) se a submissão atende às normas da Revista. Nesta etapa, caso os trabalhos não atendam às normas, são estes rejeitados e os autores orientados a fazer as correções necessárias e realizar nova submissão. Também nesta etapa os trabalhos serão submetidos à ferramenta de reconhecimento de similaridade de texto, a fim de verificar se há plágio.
b) se o texto se enquadra no escopo da Revista, em termos de originalidade, qualidade e temática, e se uma avaliação externa integral é justificada. Os artigos aprovados nesta etapa serão enviados a avaliadores externos.
Importante: artigos que não estiverem completamente de acordo com as especificações das normas da Revista não serão considerados aptos a seguirem os trâmites previstos. Todas as informações sobre normas e formatação dos textos encontram-se no menu "Diretrizes para autores".
Avaliação por pareceristas
A Revista VirtuaJus realiza avaliação “double-blind”, ou seja, nem o nome do autor ou dos autores, nem o nome dos avaliadores são revelados uns aos outros.
A Revista VirtuaJus não aceita artigos e ensaios que já estejam sendo considerados para outras publicações ou que já tenham sido publicados em outros periódicos. Em caso de dúvida sobre nossos procedimentos editoriais, ou caso queira obter informações, por favor, entre em contato através do e-mail: virtuajus.pucminas@gmail.com
Os textos aprovados na etapa inicial são encaminhados a avaliadores ad hoc especialistas no tema ou área abordados no artigo.
No caso de haver uma disparidade em pareceres, um terceiro avaliador deve ser chamado para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem os editores emitir a decisão final.
A comissão editorial solicita aos pareceristas externos ad hoc que avaliem o texto em 20 dias. O autor receberá, após o processo de revisão externa, os comentários dos avaliadores com a remoção das notas de identificação.
Aceitação condicional
Se as revisões externas forem favoráveis, o texto será aceito sob a condição de o autor tratar adequadamente as questões levantadas pelos avaliadores. O artigo deverá ser reapresentado em no máximo 30 dias com destaque nas modificações realizadas. Posteriormente ao reenvio do texto pelo autor, este será examinado pela editoria de artigos e, caso necessário, por pelo menos um dos avaliadores ad hoc originais. Esse processo é exigido para constatar se as modificações sugeridas foram atendidas adequadamente, para que o texto seja aceito para publicação.
Rejeição
A rejeição pode ocorrer após a avaliação inicial, após a avaliação feita por pares, e após a revisão e reapresentação do trabalho no prazo estipulado. Se as avaliações ad hoc indicarem a necessidade de uma revisão substancial, o trabalho será rejeitado.
A comissão editorial espera que autores reconheçam a importância de um processo rigoroso de revisão para assegurar uma alta qualidade acadêmica.
VirtuaJus, ISSN 1678-3425
QUALIS B1
IDENTIFICADOR DIGITAL:
O Digital Object Identifier (DOI) da VirtuaJus é:
A Revista VirtuaJus está sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.