Código de Ética

Virtuajus - Revista de Graduação da Faculdade Mineira de Direito - é um difusor do conhecimento jurídico em moldes interdisciplinares. Os tópicos de prioridade para editoração e publicação se definem pela Comissão de Política Editorial, composta pelo Editor Gerente, Editores Associados e Comissão Editorial. Sua tarefa é discutir, redigir e aprovar a Política Editorial, tendo em vista o escopo, a proposta e a vocação da PUC Minas que empresta suporte ético e científico ao periódico. A revista também possui um Conselho Editorial, cujos integrantes são de porte nacional e internacional, composto por pesquisadores reconhecidos na área e subáreas publicadas no periódico, que asseguram a credibilidade da revista em suas responsabilidades específicas nos moldes da PUC Minas.

VirtuaJus considera de extrema importância princípios éticos no processo editorial. Nas condições de submissão são verificados a originalidade e ineditismo do texto utilizando de software de busca, para identificação de plágio bem como a veracidade dos dados informados e assumidos na submissão.

Dentre os valores éticos, resguardam-se coerência teórica, honestidade textual, autonomia acadêmica de autores e avaliadores.

No processo editorial, todos os envolvidos devem dar destaque aos princípios científicos e de objetividade, de postura crítica, de sensatez e da busca da imparcialidade, bem como dos valores éticos da cordialidade e do respeito mútuo.

Os elementos éticos de publicação na revista Virtuajus estão presentes em “Condições para submissão

Também estão nas orientações indicadas no “Processo de Avaliação pelos Pares

VirtuaJus expressa também sua "ética de publicação" na “Declaração de Direito Autoral” e através da “Licença Creative Commons” 

Seguindo o modelo SciELO, VirtuaJus se utiliza para a correção de problemas éticos de artigo científico ou texto publicado, por exemplo, plágio e problemas de autoria ou de não originalidade, a forma da "Retratação".

A norma da VirtuaJus, segundo esse modelo, é apresentar o texto da retratação pelos responsáveis, com os seus motivos e, em seguida, o texto original completo, mantendo-se a mesma distribuição das páginas e, no sumário, iniciar o título com a expressão “[Artigo Retratado]”. O PDF do artigo deverá ter marcas em segundo plano com a expressão “Artigo retratado”. Esse processo deverá passar pela equipe de editores, a Comissão Editorial e a chancela de pelo menos três membros do Conselho Editorial.

 

Compromisso

A revista VirtuaJus empenha-se a um perfil interdisciplinar para as publicações, nas quais distintas áreas se entrelacem ao discurso jurídico. Embasada em Documento de Área do Direito, tal como estipulado pela CAPES, mantém-se sempre aberta a distintas áreas do conhecimento, tais como Antropologia, História, Sociologia, Filosofia do Direito, Lógica jurídica, a fim de dialogar com a realidade social do país e do mundo.

Além de abordar temas estudados na graduação e na pós-graduação em Direito da PUC- Minas, a revista também se propõe ao diálogo com os temas transversais que perpassam o Curso de Direito. O objetivo principal da revista é contribuir para novas abordagens teóricas e metodológicas de investigação e reflexão, ampliando as possibilidades de interlocução com o Direito, por meio da difusão de artigos nacionais e internacionais, pesquisas originais, artigos discentes e docentes, resenhas, entrevistas e traduções, que visem o público leitor em geral.