Duas vidas
tentativa de esboço sobre a mulher que envelhece
Resumo
O texto explora, a partir de extratos da observação da vida de duas mulheres, algumas contingências de envelhecer que devem ser apreendidas para o entendimento desse processo na perspectiva feminina. Parte-se da relevância do relato, essencial quando o cotidiano precisa ser conhecido à minúcia, e da concreção, meio por excelência para a distinção e a consideração das diferenças. A matéria do texto compõe-se de amostra diminuta, cuja proposta é talvez estimular que relato se alargue como meio para revisitar a viabilidade para a construção e a aplicação efetiva do direito.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm. Acesso em: 02 jan. 2024.
DIDION, Joan. O ano do pensamento mágico. Trad. Marina Vargas. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018. (Edição do Kindle)
DRUON, Maurice. O menino do dedo verde. Trad. Dom Marcos Barbosa. 131. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017.
ERNAUX, Annie. I remain in darkness. Trad. Tanya Leslie. New York: Seven Stories Press, 1999. (Edição do Kindle).
ERNAUX, Annie. A escrita como faca e outros textos. Trad. Mariana Delfini (Portuguese Edition). São Paulo: Fósforo, 2023. (Edição do Kindle.)
EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Pallas Editora, 2014. (Edição do Kindle)
LOPES, Mônica Sette. O caleidoscópio do direito. São Paulo: Autêntica, 2023.
LOPES, Mônica Sette; PACHECO, Marília. Trabalho doméstico e discriminação: algumas pontuações sobre a cultura e o valor numa categoria feminina de trabalho. Revista de Direito do Trabalho (SÃO PAULO), v. 219, p. 293-312, 2021
Copyright (c) 2024 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.