Métodos Foucaultianos para a Origem do Discurso Proibicionista de Guerra às Drogas: o caso do Projeto Girassol, em Pará de Minas

  • Izabella Riza Alves
  • Juliana França Marques Lemos
  • Pablo Alves de Oliveira

Resumo

A presente pesquisa objetiva apresentar os métodos foucaultianos que irão auxiliar na compreensão dos saberes locais que influenciam na origem do discurso proibicionista ao uso de drogas, a partir do estudo de caso do Projeto Girassol. Este é uma política alternativa de prevenção ao uso de drogas, dirigida às escolas municipais de Pará de Minas, Minas Gerais. Logo, utiliza-se o método da arqueologia que busca a reconstrução histórica da origem das “discursividades locais”. A partir de tal reconstrução, aplica-se a tática da genealogia que, conforme Foucault, é uma anti-ciência que procura compreender a insurreição de “saberes sujeitados” contra discursos pré-definidos pela sociedade. Ou seja, compreender as relações de poder que influenciam a origem de discursos verdadeiros que irão moldar a opinião da sociedade. Além disso, será também utilizado como método foucaultiano as precauções de método que são um processo metodológico que visa analisar o poder fora dos dois grandes sistemas: o do “contrato-opressão” e da “guerra-repressão”. De tal forma, a metodologia utilizada consiste na revisão bibliográfica da obra Em Defesa da Sociedade de Michel Foucault e de autores sobre as políticas criminais de drogas e, além disso, no estudo de caso do Projeto Girassol através da análise de documentos do próprio projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Tóxicos (2006). Lei federal nº 11.343 de 23 de Agosto de 2006. Brasília, DF: 2006.

CARVALHO, Salo de. A política criminal de drogas no Brasil: estudo criminológico e dogmático da lei 11.343/06. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KARAM, Maria Lúcia. Proibições, riscos, danos e enganos: as drogas tornadas ilícitas.

Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009. (Escritos sobre a liberdade, 3).

PLANO de Ações Projeto Girassol. Pará de Minas. 2016.

Publicado
05-07-2017
Como Citar
Alves, I. R., Lemos, J. F. M., & Oliveira, P. A. de. (2017). Métodos Foucaultianos para a Origem do Discurso Proibicionista de Guerra às Drogas: o caso do Projeto Girassol, em Pará de Minas. Virtuajus, 2(2), 133-144. Recuperado de https://seer.pucminas.br/index.php/virtuajus/article/view/15504