A ação mediada na perspectiva do interacionismo histórico-cultural como perspectiva didática no ensino da língua

  • Renata Santos de Morales UniRitter International Laureate Universities
  • Noeli Reck Maggi Uniritter Laureate Universities
  • Rebeca Martinez Américo Uniritter Laureate Universities
Palavras-chave: Perspectivas didáticas, Ensino da língua, Currículo, Ação mediada.

Resumo

O presente  artigo tem como objetivo trazer para o debate os efeitos da ação da cultura no que se refere aos aspectos histórico-culturais e sobre os processos implicados nos planos pedagógicos de cursos de ensino de idiomas, com relação às modalidades de intervenção, para o desenvolvimento psicológico e a aprendizagem formal e não formal dos sujeitos. Serão feitos apontamentos sobre os conceitos de interação e de ação mediada na perspectiva de Vigotski aplicados ao ensino de idiomas, e apresentados alguns exemplos de atividades aplicadas em pesquisa empírica sobre o mesmo tema. Buscamos observar a dimensão sóciohistórico-cultural na implementação de diretrizes e competências para o ensino e a aprendizagem da língua, a intervenção docente através do uso de tecnologias e redes sociais como instrumento de interação entre sujeitos aprendentes, assim como o recurso da mediação na atividade docente. Nessa pesquisa, concluímos que levar em consideração a interação, a ação mediada e a contextualização histórico-cultural ao planejar e executar as atividades em sala de aula, no contexto do ensino de línguas, proporciona uma aprendizagem mais completa e eficiente para o aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Santos de Morales, UniRitter International Laureate Universities
Doutoranda em Letras pela UniRitter Laureate International Universities.
Noeli Reck Maggi, Uniritter Laureate Universities
Doutora em Educação pela Univesidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora nos cursos de pós graduação latu sensu na área de Educação e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu na área de Letras na UniRitter International Laureate Universities.
Rebeca Martinez Américo, Uniritter Laureate Universities
Doutoranda em Letras pela Uniritter International Laureate Universities.

Referências

AMÉRICO, Rebeca Martínez; SOUSA, Henry D. Lorencena; VOLPI, Marina Tazón. ¡ Así es ! Nivel Inicial. Esquemas y Ejercicios de Español para la Práctica de Dificultades Específicas de Lusohablantes. Porto Alegre, RS: Rigel, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

FOSNOT, Catherine Twomey. Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

FREUD, Sigmund. O ‘estranho’. In: FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. 17. Original publicado em 1919.

PERRET-CLERMONT, Anne-Nelly; PONTECORVO, Clotilde; RESNIK, Lauren B.; ZITTOUN, Tania; BURGE, Barbara. Integração Social: aprendizagem e interacção social na adolescência e juventude. Tradução de Alexandra Estrela. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo, revisão técnica de José Cipolla Neto. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância. Comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 1988.

WERTSCH, James V. Voices of the Mind: Sociocultural Approach to Mediated Action. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.

Publicado
28-01-2016
Como Citar
Santos de Morales, R., Reck Maggi, N., & Martinez Américo, R. (2016). A ação mediada na perspectiva do interacionismo histórico-cultural como perspectiva didática no ensino da língua. Scripta, 19(36), 105-116. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p105
Seção
Dossiê interação, formação e ação profissional

Most read articles by the same author(s)