A ação mediada na perspectiva do interacionismo histórico-cultural como perspectiva didática no ensino da língua
Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer para o debate os efeitos da ação da cultura no que se refere aos aspectos histórico-culturais e sobre os processos implicados nos planos pedagógicos de cursos de ensino de idiomas, com relação às modalidades de intervenção, para o desenvolvimento psicológico e a aprendizagem formal e não formal dos sujeitos. Serão feitos apontamentos sobre os conceitos de interação e de ação mediada na perspectiva de Vigotski aplicados ao ensino de idiomas, e apresentados alguns exemplos de atividades aplicadas em pesquisa empírica sobre o mesmo tema. Buscamos observar a dimensão sóciohistórico-cultural na implementação de diretrizes e competências para o ensino e a aprendizagem da língua, a intervenção docente através do uso de tecnologias e redes sociais como instrumento de interação entre sujeitos aprendentes, assim como o recurso da mediação na atividade docente. Nessa pesquisa, concluímos que levar em consideração a interação, a ação mediada e a contextualização histórico-cultural ao planejar e executar as atividades em sala de aula, no contexto do ensino de línguas, proporciona uma aprendizagem mais completa e eficiente para o aluno.Downloads
Referências
AMÉRICO, Rebeca Martínez; SOUSA, Henry D. Lorencena; VOLPI, Marina Tazón. ¡ Así es ! Nivel Inicial. Esquemas y Ejercicios de Español para la Práctica de Dificultades Específicas de Lusohablantes. Porto Alegre, RS: Rigel, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
FOSNOT, Catherine Twomey. Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREUD, Sigmund. O ‘estranho’. In: FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. 17. Original publicado em 1919.
PERRET-CLERMONT, Anne-Nelly; PONTECORVO, Clotilde; RESNIK, Lauren B.; ZITTOUN, Tania; BURGE, Barbara. Integração Social: aprendizagem e interacção social na adolescência e juventude. Tradução de Alexandra Estrela. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo, revisão técnica de José Cipolla Neto. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância. Comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 1988.
WERTSCH, James V. Voices of the Mind: Sociocultural Approach to Mediated Action. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".