Polissemia: da atenção à significação

  • Kariny Cristina de Souza Raposo FCSL (Faculdade Cenecista de Sete Lagoas) – (CENEC).
  • Helena Maria Gramiscelli Magalhães Faculdade de Educação da UFMG.
Palavras-chave: Significado. Atenção. Polissemia. Linguística Cognitiva. Consciência.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo investigar a significação linguística, sob uma ótica que a delineia como processo de conscientização. Seu corpus são os discursos interpretativos indiciados por registros que revelam estratégias polissêmicas e subsequente produção de sentido. Serão utilizadas como fundamentação teórica abordagens que se pautam pelo entendimento da significação como ação cognitiva que se desenvolve, reiteradamente, com intenções pragmáticas, educacionais, sociais, psicológicas e políticas. Como unidade de análise, toma-se a relação entre significado e consciência. Objetiva-se a avaliar se a polissemia operaria como instrumento para (re) direcionar a atenção. Constitui também objeto de investigação o seguinte questionamento: se a polissemia envolve os vários sentidos do significado, seriam estes os elementos invariáveis em posição central e deflagrados pela atenção, a partir da experiência consciente (consciousness)?

Palavras-chave: Significado. Atenção. Polissemia. Linguística Cognitiva. Consciência.

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Referências

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Publicado
18-07-2014
Como Citar
RAPOSO, K. C. DE S.; MAGALHÃES, H. M. G. Polissemia: da atenção à significação. Scripta, v. 18, n. 34, p. 103-120, 18 jul. 2014.
Seção
Dossiê: estruturação linguística e cognição