Museu da Revolução, de João Paulo Borges Coelho:
Outras Cartografias Críticas e Culturais
Resumo
A partir de debates conceituais em torno das recentes cartografias culturais que compõem a área das Literaturas Africanas, este artigo busca abordar possíveis enquadramentos teóricos à luz de compreender as formas narrativas abarcadas pelo romance “Museu da Revolução” (2022), de João Paulo Borges Coelho. Tendo em vista, a necessidade de se buscar outras e novas “DecliNações” (Falconi, 2021) para o estudo das Literaturas Africanas de língua portuguesa, mapeamos as recentes reflexões teóricas entorno da Literatura Comparada, discutindo o conjunto estético que “Museu da Revolução” abriga em sua estrutura. O artigo demonstra como as formas narrativas na obra se articulam a partir da dimensão “mundana” do romance em seu caráter (ir)realista, costeiro e ecocrítico, que aponta sobretudo à multiplicidade das formas de narrar o passado moçambicano por meio de estratégias discurssivas que ampliam as noções de história e ficção, por um lado, e, por outro, na convivência artística entre materialidades humanas e não-humanas. Nesse sentido, este artigo se orienta por itinerários críticos e conceituais oriundos do campo da Literatura-Mundial (world-literature), de WReC (2020); dos Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies); e também do campo das Humanidades Ambientais, Ecocrítica, na tentativa de compreender a complexidade da identidade narrativa que abarca a obra “Museu da Revolução”.
Downloads
Referências
BORGES COELHO, João Paulo. Museu da Revolução. 1.ed. São Paulo: Kapulana,
2022.BORGES COELHO, João Paulo. Indicos Índicios - Meridião. Lisboa, Editorial
Caminho, 2005.
BORGES COELHO, João Paulo. Indicos Índicios - Setentrião. Lisboa, Editorial
CAminho, 2005.
BORGES COELHO, João Paulo. Água: Uma novela rural. Lisboa, Caminho, 2016.
BORGES COELHO, João Paulo. Ponta Gea. Lisboa, Caminho, 2017.
BRUGIONI, Elena. Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e
representações em contraponto. Campinas: Ed. Unicamp, 2019.
BRUGIONI, Elena. Um Mundo em Destroços: ruínas, restos e escrita de si em narrativas
escritas e visuais do Oceano Índico. Via Atlântica, 1(40), 297-332, 2021. Disponível em:
https://doi.org/10.11606/va.i40.173605.
BRUGIONI, Elena. Ficção Científica ou Romance (Ir)realista semiperiférico: Uma leitura de
Cidade dos Espelhos. Novela Futurista. In: BRUGIONI, Elena; GALLO, Fernanda;
ZANFELICE, Gabriela (org.). A obra Literária de João Paulo Borges Coelho. Panorama
Crítico - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
BRUGIONI, Elena; GALLO, Fernanda; ZANFELICCE, Gabriela. Museu da Revolução:
Um monumento aos anônimos. In: BRUGIONI, Elena; GALLO, Fernanda; ZANFELICE,
Gabriela (org.). A obra Literária de João Paulo Borges Coelho. Panorama Crítico -
Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: um manifesto de menos. Trad. Ovídio de Abreu e
Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
FALCONI, Jéssica. Para além da Nação? Outras ‘decliNações‘ das literaturas africanas de
língua portuguesa. Abriu, 10. 9-38. Disponível em: Beyond Nationhood: Other ‘Declensions’ in
African Literatures | Abriu: estudos de textualidade do Brasil, Galicia e Portugal (ub.edu)
FALCONI, Jéssica. Ecocrítica. In: GALLO, Fernanda (org.). Breve Dicionário das
Literaturas Africanas. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
FALCONI, Jéssica. Matéria narrativa, Matéria narradora em Água. Uma novela rural. In:
BRUGIONI, Elena; GALLO, Fernanda; ZANFELICE, Gabriela (org.). A obra Literária de
João Paulo Borges Coelho. Panorama Crítico - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
GALLO, Fernanda. E quando o Escritor é historiador? Crítica ao “herói” moçambicano em
João Paulo Borges Coelho e Ungulani Ba Ka Khosa. História da Historiografia:
International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36,
p. 105–132, 2021.
GALLO, Fernanda. História e Literatura. In: GALLO, Fernanda (org.). Breve Dicionário das
Literaturas Africanas. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
HAROOTUNIAN, Harry. History’s disquiet: Modernity, cultural practice, and the question
of everyday life. New York, Columbia University
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção; Tradução
Ricardo Cruz. – Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
IOVINO, Serenella. Corpi eloquenti. Ecocritica, contaminazioni e storie della material. In:
IOVINO, S.; FARGIONE, D. (org). Contamizioni ecologiche. Cibi, nature e culture. Milano,
LED, 2015a, p. 103-118.
LÖWY, Michel. The current of critical irrealism: A moonlit enchanted night. In:
BEAUMONT, M. Adventures in realism. Oxford, Blackwell, 2007, p. 193-206.
LUKÁCS, Georg. The historical novel. London, merlin, 1962.
MBEMBE, Achille. On the postcolony. Berkeley: University of California Press, 2001.
MEDEIROS, Paulo. O afogamento do tempo: Catástrofe ecológica, dialética e realismo
alegórico em Ponta Gea. In: BRUGIONI, Elena; GALLO, Fernanda;
ZANFELICE, Gabriela (org.). A obra Literária de João Paulo Borges Coelho. Panorama
Crítico- Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
SAÏD, Edward W. Culture and Imperialism. Vintage Books, 1993.
SAMUELSON, Meg. Forma Costeira: Posições anfíbias, mundos maiores e horizontes
planetários no litoral do oceano Índico africano. In: LEITE, Ana Mafalda; BRUGIONI,
Elena; FALCONI, Jéssica (orgs.). Estudos sobre o Oceano Índico - Antologia de textos
teóricos. Tradução de Ana Correia, Amélia Carvalho, Marie Manuelle Silva, Joana Passos.
Edições Colibri: Lisboa, 2019.
SPIVAK, Gayatri.
WREC (Warwick Research Collective) [Org.]. Desenvolvimento combinado e desigual: por
uma nova teoria da literatura mundial. Trad. Gabriela Beduschi Zanfelice. Campinas:
Editora da Unicamp, 2020.
Copyright (c) 2024 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".