A poesia que media e resiste:

uma análise de Sangue negro, de Noémia de Sousa

Palavras-chave: Noémia de Sousa, Sangue negro, Poesia, Adorno, Schiller

Resumo

O presente estudo busca, por meio da análise de três poemas da obra Sangue Negro, de Noémia de Sousa, investigar as relações de sentindo que se estabelecem na poesia que configuram ao poeta a capacidade de traduzir uma realidade distante a dos leitores. Para isso, recorremos ao pesquisador Nazir Ahmed Can que conceitua esse procedimento como “mediação criativa”. Além dele, as teorias de Friedrich Schiller e Theodor Adorno sobre a criação poética são fundamentais para compreendermos como Noémia de Sousa consegue, esteticamente, representar uma voz coletiva; uma individualidade que toca uma percepção universal em Moçambique; e, por fim, uma articulação entre o lírico e a sociedade através da linguagem.

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Biografia do Autor

Carlos Oliveira Kubernat, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri - URCA, Mestrando em Letras, https://orcid.org/0000-0002-4221-9460.

Newton de Castro Pontes, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado pela mesma instituição. Possui mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e licenciatura em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, é professor adjunto de Teoria da Literatura (URCA) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da URCA (PPGL-URCA). É pesquisador na área de Teoria do Conto, com ênfase atual nas literaturas hispano-americanas. É líder do Gennova - Grupo de Estudos em Narrativa e Novas Variantes, membro do Netlli - Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária, editor-geral da revista científica Miguilim e editor-adjunto da revista Macabéa.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Referências

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Publicado
31-12-2024
Como Citar
KUBERNAT, C. O.; PONTES, N. DE C.; MARTINS, E. S. A poesia que media e resiste:. Scripta, v. 28, n. 64, p. 135-163, 31 dez. 2024.