Configurações da modernidade em Terra sonâmbula, de Mia Couto

Palavras-chave: Modernidade, Terra Sonâmbula, Mia Couto

Resumo

Este artigo objetiva analisar as configurações da modernidade no romance Terra sonâmbula (2007), de Mia Couto. Por modernidade entendemos um conjunto de processos que agrupam atitudes ligadas ao contexto histórico, político e social de países na condição de colonizadores e de colonizados, estando em evidência a realidade moçambicana reconstituída, esteticamente, por Mia Couto. Nesse caso, percebemos a manifestação das colonialidades instituídas pelo controle das narrativas, bem como as tentativas de interrupção no círculo disposto. Para o alcance da substância teórica do estudo, recorremos às leituras de Octavio Paz (1984), Michel Foucault (1987), Walter Benjamin (1989; 1936), Anthony Giddens (1991), Anatol Rosenfeld (1996) e Susan Sontag (2008). Com Nelson Maldonado-Torres (2018), expandiremos o debate conceitual para a modernidade/colonialidade e a decolonialidade – concepção necessária para o entendimento da colonialidade em territórios subjugados pelos processos de exploração e de controle do Ocidente. Terra sonâmbula apresenta a trajetória de personagens marcados pelas questões do período de guerras experienciado em Moçambique, dos quais destacamos a Guerra de Independência de Moçambique (1964 – 1974) e a Guerra Civil Moçambicana (1977 – 1992). Sendo capaz de perceber a modernidade pelo viés duplo, tanto como tema, quanto como traço estrutural: as narrativas atravessadas dos narradores, as guerras de libertação, o padecimento dos moçambicanos, a imbricação de diferentes formas de constituição discursiva (como a introdução dos cadernos de Kindzu) e a resistência à colonialidade são resultados obtidos por intermédio das reflexões aqui desenvolvidas.  

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Biografia do Autor

Rayniere Felipe Alvarenga de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso/Doutorando em Estudos de Linguagem

Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (2022) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior (2018) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) e Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (2017) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuando como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL), na linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Identidades. Coordenadora do Projeto de Pesquisa intitulado “As margens olham o mar: diálogos coloniais e pós-coloniais nas literaturas africanas de língua portuguesa, brasileira e portuguesa”.

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Publicado
31-12-2024
Como Citar
SOUSA, R. F. A. DE; MORAIS, M. P. A. Configurações da modernidade em Terra sonâmbula, de Mia Couto. Scripta, v. 28, n. 64, p. 189-218, 31 dez. 2024.