Contextos multilíngues e interações:
políticas linguísticas, relações interculturais e práticas de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Editorial
Resumo
Editorial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. O Homem, as viagens. In: As impurezas do branco. São Paulo: Companhia das Letras, 1973/2013.
ANDRADE, Carlos Drummond. Poema de Sete faces. In: Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 1930/2013.
ANDRADE, Carlos Drummond. Mundo grande. In: Sentimento do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1940/2012.
ANDRADE, Carlos Drummond. Caso do vestido. In: A Rosa do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 1945/2012.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 7a ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Acolhimento e escolarização de imigrantes no ensino básico de Brasília (Distrito Federal): perspectivas e ações. In: Francisco Quaresma de Figueredo; Darcília Simões (org.). Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. 1ed. Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 273-295.
BRONCKART, Jean-Paul; DOLZ, Joaquim. Le plurilinguisme, pour comprendre ce que c’est le langage et comment l’enseigner. In: Inés Mª García Azkoaga, Ibon Manterola Garate, Leire Diaz de Gereñu Lasaga. Archives ouvertes UNIGE. Euskara oinarri eta eleaniztasuna helburu. Hizkuntzen garapena eta erabilera aztergai. Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatearen Argitalpen Zerbitzua, 2021, p. 93-118. Disponível em: file:///C:/Users/mapau/Downloads/unige_156295_attachment01.pdf
DECANDIO, Fabrizio; DOLZ, Joaquim. La correspondencia escolar electrónica: un enfoque didáctico para para la intercomprensión en lenguas románicas. In: I. GARCIA AZCOAGA & I. IDIAZABAL (Ed.) Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingue. Bilbao : Servicio de la universidade del Pais Vasco, 2015.
DOLZ, Joaquim; IDIAZABAL, Itziar. Enseñar (lenguas) en contextos plurilingües. Bilbao: Servicio de la universidade del Pais Vasco, 2013.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michelle; SCHNEUWLY, Bernard. S’exprimer en français. Séquences didactiques pour l’enseignement de l’oral et de l’écrit. Bruxeles: De Boeck & Lancier, 2001.
FERREIRA, Luciane Corrêa et al. (org.). LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: experiências no Brasil e no mundo. 1. ed. Belo Horizonte: Mosaico Ed., v. 1, 2019.
GARCIA AZCOAGA, Inés; IDIAZABAL, Itziar. Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingue. Bilbao: Servicio de la Universidad del Pais Vasco, 2015.
GUIMARÃES, Eduardo. Brasil: país multilíngue. Ciência e Cultura, v. 57, n. 2. São Paulo, abr./jun. 2005, p. 22-23.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; SILVA, Meire Celedônio; GONDIM, Ana Angélica Lima. Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia. TEXTURA - ULBRA, v. 22, n. 52, p. 197-215, out.-dez. 2020.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia (Recife), v. 02, p. 167-186, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19125/1/2014_art_evlfleurquin.pdf Acesso em 09 nov. 2023.
MODL, Fernanda; BIAVATI, Nádia Dolores Fernandes; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de português como língua de herança: apontamentos interculturais. Fólio - Revista de Letras, 12(1), p. 391-415, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6970. Acesso em 09 nov. 2023.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Des objets enseignés en classe de français. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2018.
ANDRADE, Carlos Drummond. Poema de Sete faces. In: Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 1930/2013.
ANDRADE, Carlos Drummond. Mundo grande. In: Sentimento do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1940/2012.
ANDRADE, Carlos Drummond. Caso do vestido. In: A Rosa do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 1945/2012.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 7a ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Acolhimento e escolarização de imigrantes no ensino básico de Brasília (Distrito Federal): perspectivas e ações. In: Francisco Quaresma de Figueredo; Darcília Simões (org.). Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. 1ed. Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 273-295.
BRONCKART, Jean-Paul; DOLZ, Joaquim. Le plurilinguisme, pour comprendre ce que c’est le langage et comment l’enseigner. In: Inés Mª García Azkoaga, Ibon Manterola Garate, Leire Diaz de Gereñu Lasaga. Archives ouvertes UNIGE. Euskara oinarri eta eleaniztasuna helburu. Hizkuntzen garapena eta erabilera aztergai. Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatearen Argitalpen Zerbitzua, 2021, p. 93-118. Disponível em: file:///C:/Users/mapau/Downloads/unige_156295_attachment01.pdf
DECANDIO, Fabrizio; DOLZ, Joaquim. La correspondencia escolar electrónica: un enfoque didáctico para para la intercomprensión en lenguas románicas. In: I. GARCIA AZCOAGA & I. IDIAZABAL (Ed.) Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingue. Bilbao : Servicio de la universidade del Pais Vasco, 2015.
DOLZ, Joaquim; IDIAZABAL, Itziar. Enseñar (lenguas) en contextos plurilingües. Bilbao: Servicio de la universidade del Pais Vasco, 2013.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michelle; SCHNEUWLY, Bernard. S’exprimer en français. Séquences didactiques pour l’enseignement de l’oral et de l’écrit. Bruxeles: De Boeck & Lancier, 2001.
FERREIRA, Luciane Corrêa et al. (org.). LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: experiências no Brasil e no mundo. 1. ed. Belo Horizonte: Mosaico Ed., v. 1, 2019.
GARCIA AZCOAGA, Inés; IDIAZABAL, Itziar. Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingue. Bilbao: Servicio de la Universidad del Pais Vasco, 2015.
GUIMARÃES, Eduardo. Brasil: país multilíngue. Ciência e Cultura, v. 57, n. 2. São Paulo, abr./jun. 2005, p. 22-23.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; SILVA, Meire Celedônio; GONDIM, Ana Angélica Lima. Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia. TEXTURA - ULBRA, v. 22, n. 52, p. 197-215, out.-dez. 2020.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia (Recife), v. 02, p. 167-186, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19125/1/2014_art_evlfleurquin.pdf Acesso em 09 nov. 2023.
MODL, Fernanda; BIAVATI, Nádia Dolores Fernandes; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de português como língua de herança: apontamentos interculturais. Fólio - Revista de Letras, 12(1), p. 391-415, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6970. Acesso em 09 nov. 2023.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Des objets enseignés en classe de français. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2018.
Publicado
21-12-2023
Como Citar
LOPES, M. A. P. T.; LEURQUIN, E. V. L. F.; DOLZ, J. Contextos multilíngues e interações:. Scripta, v. 27, n. 60, p. 10-34, 21 dez. 2023.
Seção
Editorial
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".