Contribuições e desafios na formação de professores no processo de ensino da leitura e da escrita

  • Arabie Bezri Hermont PUC Minas
Palavras-chave: Editorial

Resumo

Este volume da Scripta é um trabalho que resulta de uma iniciativa de congregar pesquisas desenvolvidas no sentido de melhor compreender processos de formação de professores e de aprendizagem de leitura e de escrita, à luz de vários constructos teóricos e de metodologias diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, Diário Oficial da União, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 23/05/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Brasília, DF: MEC/SEESP, 1999.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.

CNN Brasil. Número de crianças brasileiras que não sabem ler e escrever cresce 66% na pandemia. 08 fev. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/numero-de-criancas-brasileiras-que-nao-sabem-ler-e-escrever-cresce-66-na-pandemia/. Acesso em: 20 maio 2023.

CURY, Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

GT Psicolinguística. Histórico. Disponível em: https://anpollgtpsicolinguistica.wordpress.com/historico/. Acesso em: 18 maio 2023.

HERMONT, Arabie Bezri. A leitura e a escrita em crianças com Déficit Específico de Linguagem. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 1, p. 15-27, 2009.

HERMONT, Arabie Bezri. As categorias tempo e aspecto na gramática infantil: evidências de falas espontâneas e de testes de eliciação. In: MILITÃO, Josiane; CAVALCANTE, Sandra Cavalcante. (org.). Linguagem e cognição: desafios e perspectivas contemporâneas. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2019. v. 1, p. 131-150.

HERMONT, Arabie Bezri. Como analisar textos de alunos em processo de aquisição de escrita. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 2, p. 27-39, 2010.

HERMONT, Arabie Bezri. Evidências de pesquisas em aquisição e perda da linguagem para a compreensão da relação linguagem e cognição. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, p. 71-88, 2010.

HERMONT, Arabie Bezri. Psicolinguística: aquisição de linguagem e aprendizagem da leitura. In: OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de; SÁ, Thaís Maíra Machado de. (org.). Psicolinguística em Minas Gerais. Contagem: CEFETMG, 2020. v. 1, p. 29-44.

HERMONT, Arabie Bezri et al. Projeto Alegria: autonomia no processo de alfabetização e letramento. In: BARROS, Ev’Ângela Batista Rodrigues de. (org.). Extensão PUC Minas [recurso eletrônico]: novo humanismo, novas perspectivas. Belo Horizonte: PUC Minas, 2023. v. 1, p. 621-631.

HERMONT, Arabie Bezri et al. Projeto Alegria: experiência no sistema remoto em tempos de pandemia. In: SILVA, Analise da. (org.). EJA em países lusófonos: diversidades, desigualdades e justiça social. Rio de Janeiro: Curatoria Editora, 2022. v. 1, p. 109-112.

HERMONT, Arabie Bezri; BARROS, Ev’Ângela Batista Rodrigues. A produção textual de alunos do ensino médio: revisitando aspectos ligados à dimensão ortográfica. In: OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; ASSIS, Juliana Alves; GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira. (org.). Leitura e escrita na educação básica no ensino superior: pesquisa, formação e atuação de professores. Belo Horizonte: PUC Minas, 2016. v. 1, p. 49-86.

HERMONT, Arabie Bezri; BARROS, Ev’Ângela Batista Rodrigues. Fala e escrita: caminhos que se cruzam no ensino linguístico. Cadernos de Letras da UFF, [s. l.], v. 25, p. 117-137, 2015.

HERMONT, Arabie Bezri; GOMES, Mariana Queiroga. Atividades de alfabetização e letramento para adultos com deficiência intelectual: contribuições de Paulo Freire, Emília Ferreiro e Magda Soares. In: BARROS, Ev’Ângela Batista Rodrigues de. (org.). Extensão PUC Minas: caminhos para o fortalecimento da cidadania e da democracia no Brasil. Belo Horizonte: PUC Minas, 2019. v. 1, p. 208-218.

IBGE Educa. Conheça o Brasil – População: Educação. 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 20 maio 2023.

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1988.

MORAIS, Márcia; GUIMARÃES, Raquel. Ler ou não ser: eis a questão da literatura na educação básica. In: ASSIS, J. A.; RIBEIRO, A.; GUIMARÃES, R. B. J. (org.). Leitura e escrita na Educação Básica e no Ensino Superior: pesquisa, atuação e formação de professores. Belo Horizonte: PUC Minas, 2016. p. 225-242.

NAME, Cristina; HERMONT, Arabie Bezri; MOLINA, Daniele. O olhar e a produção linguística: propostas para a pesquisa experimental em aquisição de linguagem. In: OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de; SÁ, Thaís Maíra Machado de. (org.). Métodos experimentais em psicolinguística. São Paulo: Parábola, 2022. v. 1, p. 1-133.

OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita: caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguística. São Paulo: Contexto, 2004.

Publicado
27-06-2023
Como Citar
Hermont, A. B. (2023). Contribuições e desafios na formação de professores no processo de ensino da leitura e da escrita. Scripta, 27(59), 9-29. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p9-29