Aquisição de perfect no inglês em contexto de imersão por falantes do espanhol de Porto Rico

Palavras-chave: Aspecto perfect, bilinguísmo, aquisição de L2, Porto Rico

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a aquisição das realizações de perfect universal e perfect existencial, associados ao presente, por falantes de espanhol de Porto Rico adquirindo inglês como L2 em contexto de imersão. O aspecto perfect, quando associado ao presente, diz respeito a uma situação que começou ou ocorreu no passado e continua ou apresenta relevância no presente. Os falantes porto-riquenhos podem possuir o espanhol e o inglês como L1, sendo considerados bilíngues, como também podem adquirir o inglês como L2 após o período crítico, em contexto de imersão, sendo, a depender do domínio nessa L2, considerados bilíngues funcionais. A hipótese adotada foi a de que os falantes bilíngues funcionais porto-riquenhos com mais tempo de contato ininterrupto com a língua inglesa possuem desempenho nessa língua mais próximo àquele apresentado por falantes porto-riquenhos nativos de inglês e espanhol, segundo mapeamento de Rebouças, Martins e Nespoli (2022). Para isso, realizou-se um estudo de caso com 4 sujeitos a partir da aplicação de teste de decisão e de produção eliciada em inglês. Os resultados revelaram a seleção/utilização de present perfect continuous, present perfect, simple present e present continuous na veiculação de perfect universal e de simple past e present perfect (com ou sem apagamento do auxiliar) na veiculação de perfect existencial. A hipótese foi refutada porque os bilíngues estudados com mais tempo de contato com o inglês não selecionaram/produziram “to be” (present) + predicative na veiculação de perfect existencial - forma verificada em Rebouças, Martins e Nespoli (2022).

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Biografia do Autor

Adriana Leitão Martins, UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia, do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da UFRJ.

Juliana Barros Nespoli, UFF

Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta de Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e professora de Língua Portuguesa e Linguística do UGB/FERP. 

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Publicado
21-12-2023
Como Citar
Rebouças, Érica S., Martins, A. L., & Nespoli, J. B. (2023). Aquisição de perfect no inglês em contexto de imersão por falantes do espanhol de Porto Rico . Scripta, 27(60), 348-376. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p348-376
Seção
Eixo III. Descrição de aspectos linguísticos na interação entre línguas