A pedagogia de Paulo Freire e o ensino de literatura

  • José Alves UFCG
Palavras-chave: Ensino de literatura, Educação bancária, Leitor, Dialogicidade

Resumo

O ensino de literatura sempre esteve ligado a uma perspectiva que privilegia a aula expositiva, a transmissão de um saber a ser assimilado e devolvido, sobretudo no nível médio de ensino. É o que, na pedagogia freiriana, denomina-se de “educação bancária”,  a qual não leva em consideração os saberes que os leitores em formação trazem. Neste artigo refletimos sobre a contribuição que a pedagogia de Paulo Freire pode oferecer ao ensino de literatura nos diferentes níveis de ensino. Discutem-se categorias centrais do pensamento do pedagogo, como “educação bancária”, “dialogismo”, “oprimido”, e busca-se, a partir da reflexão teórica e de nossa prática, indicar caminhos para uma abordagem menos autoritária do texto literário.

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Publicado
27-06-2023
Como Citar
Alves, J. (2023). A pedagogia de Paulo Freire e o ensino de literatura. Scripta, 27(59), 238-263. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p238-263
Seção
Parte II. Leitura em foco: o texto literário