O Maze Task Mobile: Utilizando uma técnica experimental da Psicolinguística como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de línguas
Resumo
Este estudo apresenta um aplicativo móvel da tarefa labirinto como atividade complementar para o aprendizado de segunda língua. O aplicativo facilita a realização de sessões de treinamento linguístico com a tarefa de labirinto tanto para fins pedagógicos como experimentais. Projetamos o Maze Task Mobile, usamos em aulas de inglês com falantes nativos do português brasileiro e analisamos as percepções dos alunos por meio de uma pesquisa de atitude. Além de apresentar o aplicativo em detalhes, discutimos os resultados da pesquisa e da precisão dos participantes na tarefa, destacando os benefícios desta primeira versão móvel da tarefa do labirinto, bem como as melhorias necessárias para o desenvolvimento futuro.
Downloads
Referências
BENATI, A. Input manipulation, enhancement and processing: Theoretical views and empirical research. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 6. n. 1. p. 65-88. 2016.
BENATI, A.; SCHWIETER, J. Pedagogical Interventions to L2 Grammar Instruction. In: SCHWIETER, J. and BENATI, A. (Eds.) The Cambridge Handbook of Language Learning (Cambridge Handbooks in Language and Linguistics). Cambridge: Cambridge University Press, 2019. 477-499.
DEKEYSER, R. M. Skill Acquisition Theory. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Theories in Second Language Acquisition: An Introduction. New York: Routledge, 2015. 94-113.
ELLIS, N. C; WULFF, S. Usage-based approaches to SLA. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Second language acquisition research series: Theories in second language acquisition. New York: Routledge, 2015. 75-94.
ENKIN, E.; FORSTER, K. The Maze Task: Examining the Training Effect of Using a Psycholinguistic Experimental Technique for Second Language Learning. Journal of Linguistics and Language Teaching. v. 5. n. 2. p. 161-180. 2014.
FORSTER, K. Using a maze task to track lexical and sentence processing. The Mental Lexicon, v. 5. n. 3. p. 347-357. 2010.
FORSTER, K.; GUERRERA, C.; ELLIOT, L. The maze task: Measuring forced incremental. Behavior Research Methods, v. 41. n. 1. p. 163-171. 2009.
GASS, S. M.; MACKEY, A. Input, interaction, and output in second language acquisition. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Theories in second language acquisition. 2nd ed. New York: Routledge, 2015. 180-206.
LIKERT, R. A technique for the measurements of attitudes. Archives of Psychology, v. 140. n. 22. p. 5-55. 1932.
POLIO, C.; LEE, J. Experimental Studies in L2 Classrooms. In: SCHWIETER, J. and BENATI, A. (Eds.). The Cambridge Handbook of Language Learning (Cambridge Handbooks in Language and Linguistics). Cambridge: Cambridge University Press, 2019. 137–165.
SMITH, M. Input Enhancement in Instructed SLA: Theoretical Bases. Studies in Second Language Acquisition, v. 15. n. 2. p. 165-179. 1993.
VANPATTEN, B. Input processing in adult SLA. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Theories in second language acquisition. 2nd ed. New York: Routledge, 2015. 113-135.
WITZEL, N.; WITZEL, J.; FORSTER, K. Comparisons of online reading paradigms: Eye tracking, moving-window, and maze. Journal of Psycholinguistic Research, v. 41. n. 2. p. 105-128. 2012.
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".