O Maze Task Mobile: Utilizando uma técnica experimental da Psicolinguística como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de línguas

  • Candido Samuel Fonseca de Oliveira CEFET
  • Thaís Maíra Machado de Sá
  • Ramon Soares Gonçalves
  • Júlia Barbosa Viegas
Palavras-chave: Tarefa labirinto, Ferramenta pedagógica, Aplicativo móvel, Treinamento linguístico, Aprendizagem de segunda língua

Resumo

Este estudo apresenta um aplicativo móvel da tarefa labirinto como atividade complementar para o aprendizado de segunda língua. O aplicativo facilita a realização de sessões de treinamento linguístico com a tarefa de labirinto tanto para fins pedagógicos como experimentais. Projetamos o Maze Task Mobile, usamos em aulas de inglês com falantes nativos do português brasileiro e analisamos as percepções dos alunos por meio de uma pesquisa de atitude. Além de apresentar o aplicativo em detalhes, discutimos os resultados da pesquisa e da precisão dos participantes na tarefa, destacando os benefícios desta primeira versão móvel da tarefa do labirinto, bem como as melhorias necessárias para o desenvolvimento futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENATI, A. Input manipulation, enhancement and processing: Theoretical views and empirical research. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 6. n. 1. p. 65-88. 2016.

BENATI, A.; SCHWIETER, J. Pedagogical Interventions to L2 Grammar Instruction. In: SCHWIETER, J. and BENATI, A. (Eds.) The Cambridge Handbook of Language Learning (Cambridge Handbooks in Language and Linguistics). Cambridge: Cambridge University Press, 2019. 477-499.

DEKEYSER, R. M. Skill Acquisition Theory. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Theories in Second Language Acquisition: An Introduction. New York: Routledge, 2015. 94-113.

ELLIS, N. C; WULFF, S. Usage-based approaches to SLA. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Second language acquisition research series: Theories in second language acquisition. New York: Routledge, 2015. 75-94.

ENKIN, E.; FORSTER, K. The Maze Task: Examining the Training Effect of Using a Psycholinguistic Experimental Technique for Second Language Learning. Journal of Linguistics and Language Teaching. v. 5. n. 2. p. 161-180. 2014.

FORSTER, K. Using a maze task to track lexical and sentence processing. The Mental Lexicon, v. 5. n. 3. p. 347-357. 2010.

FORSTER, K.; GUERRERA, C.; ELLIOT, L. The maze task: Measuring forced incremental. Behavior Research Methods, v. 41. n. 1. p. 163-171. 2009.

GASS, S. M.; MACKEY, A. Input, interaction, and output in second language acquisition. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Theories in second language acquisition. 2nd ed. New York: Routledge, 2015. 180-206.

LIKERT, R. A technique for the measurements of attitudes. Archives of Psychology, v. 140. n. 22. p. 5-55. 1932.

POLIO, C.; LEE, J. Experimental Studies in L2 Classrooms. In: SCHWIETER, J. and BENATI, A. (Eds.). The Cambridge Handbook of Language Learning (Cambridge Handbooks in Language and Linguistics). Cambridge: Cambridge University Press, 2019. 137–165.

SMITH, M. Input Enhancement in Instructed SLA: Theoretical Bases. Studies in Second Language Acquisition, v. 15. n. 2. p. 165-179. 1993.

VANPATTEN, B. Input processing in adult SLA. In: VANPATTEN, B. and WILLIAMS, J. (Eds.), Theories in second language acquisition. 2nd ed. New York: Routledge, 2015. 113-135.

WITZEL, N.; WITZEL, J.; FORSTER, K. Comparisons of online reading paradigms: Eye tracking, moving-window, and maze. Journal of Psycholinguistic Research, v. 41. n. 2. p. 105-128. 2012.

Publicado
27-06-2023
Como Citar
Fonseca de Oliveira, C. S., Machado de Sá, T. M., Gonçalves, R. S., & Viegas, J. B. (2023). O Maze Task Mobile: Utilizando uma técnica experimental da Psicolinguística como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de línguas. Scripta, 27(59), 118-147. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p118-147
Seção
Parte I. Ensino de leitura e escrita: contribuições e desafios na formação de pr