Da singularidade açoriana: entrevista a Pedro Almeida Maia
Resumo
Pedro Almeida Maia nasceu em Ponta Delgada, Açores, a 29 de junho de 1979. É psicólogo organizacional e escritor. Cresceu na Canada dos Ingleses, frequentou escolas locais e a Universidade dos Açores, ondes se licenciou em Psicologia. Concluiu o Mestrado Europeu em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos nas universidades de Coimbra e de Barcelona, trabalhou na Irlanda e regressou a São Miguel, Açores, em 2017. Entre a família, a profissão e a escrita, Pedro Almeida Maia tem-se revelado um escritor que, ao longo de 10 anos de vida literária, tem surpreendido e desafiado os leitores. Escritor prolífico, amante das artes e das ilhas, a sua escrita concentra, em perfeita simbiose, criatividade e investigação, direcionando a sua sensibilidade para questões atuais e pertinentes. No ano em que celebra 10 anos de vida literária, Pedro Almeida Maia também é detentor de uma fortuna crítica que assegura a sua qualidade como autor singular da nova geração de escritores açorianos que se tem vindo a afirmar. A entrevista que se segue revela a singular universalidade de Pedro Almeida Maia.
Downloads
Referências
Bibliografia de Pedro Almeida Maia
Livros:
A escrava açoriana: a irreverência de uma mulher em tempos de incerteza. Lisboa: Cultura Editora, 2022.
Ilha-América. 2. ed. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2021.
Ilha-América. 1. ed. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2020.
A viagem de Juno. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2019.
A escalada de um manco. Lisboa: E-Manuscrito, 2017.
Nove estações. Califórnia: Amazon, 2014.
Capítulo 41: A redescoberta da Atlântida. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2013.
Bom tempo no canal: a conspiração da energia. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2012.
Outras publicações:
“Nave-mãe”. In: TEIXEIRA, A.; SOUSA, S. F.; TEVES, V. (coord.). A (im)possibilidade de uma ilha. Ponta Delgada: Direção Regional da Cultura, Museu Carlos Machado, 2022. p. 108-109.
“Umbigo micaelense”. In: SODRÉ, M.; LEAL, S. (coord.). Revista #9 Bairros. Ponta Delgada, Câmara Municipal de Ponta Delgada, p. 21-23, 2022.
“O treinador de pombos”. In: FRIAS, M. H. (coord.). Avenida Marginal – Ficções, Ponta Delgada III, Ponta Delgada: Artes e Letras Editora, 2022. p. 133-140.
“A pose”. In: EFE, J. (coord.). Sorrisos de pedra: 31 variações sobre desenhos de Judy Rodrigues. Viseu: Seda Publicações, 2021. p. 116-120.
“Aura das Dores”. In: MARQUES, T. M.; FINA, R. M. (coord.). Os dias da peste. Lisboa: Gradiva, 2021. p. 490-494.
“O templo de Ganferton”. In: Vício velho. Revista on-line, s.a. 2020. Disponível em https://viciovelho.com/2020/10/11/9710.
“O abraço do Priolo”. In: Enfermaria 6. Revista on-line, s.a. 2020. Disponível em https://www.enfermaria6.com/blog/2020/6/26/o-abrao-do-priolo.
“O parto da saudade”. In: SANTOS, N. C.; OURIQUE, D. (coord.). Grotta – Arquipélago de Escritores, Ponta Delgada, v.4, p.24-29, 2020.
“A olaria da esquina”. In: Este ano desembrulha o espírito de natal. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2019. p. 5.
CARVALHO, C. B.; CALDEIRA, S. N.; MAIA, P. A.; CORREIA, A. Os vencedores do medo. Lisboa: Minotauro, 2017.
“Batéis de lava”. In: Jornal Açoriano oriental. Edição comemorativa do 180º aniversário de Ponta Delgada: Ponta Delgada, 2015. p. 5.
CARVALHO, C. B.; CALDEIRA, S. N.; MAIA, P. A.; CORREIA, A. O primeiro dia de aulas. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2014.
CARVALHO, C. B.; CALDEIRA, S. N.; MAIA, P. A.; CORREIA, A. Os vencedores do medo. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2014.
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".