On Emotion: Exchanges Between Neurosciences and Literary Studies
Resumo
Levando em consideração uma atmosfera intelectual atenta aos intercâmbios entre cognição incorporada e literatura, o objetivo deste artigo é introduzir definições, mecanismos e funcionalidades das reações corporais para a existência humana e para a produção de conhecimento através, principalmente, de investigações do neurocientista português Antonio Damasio. Ele publicou inúmeros livros e se tornou um dos mais influentes pesquisadores sobre a relação recíproca entre corpo, cérebro, mente e experiências situadas. Pela análise de sua pesquisa, torna-se possível desenvolver repertórios teóricos e analíticos capazes de contemplar emoções resultantes do contato com ficções literárias como relevantes para o seu entendimento.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, Paul. How Literature Plays with the Brain: The Neuroscience of Reading and Art. Baltimore: John Hopkins Press, 2013.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
DAMASIO, Antonio. Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain. Orlando: Harcourt, 2003.
DAMASIO, Antonio. The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness. New York, London: Harcourt Brace & Company, 1999.
DAMASIO, Antonio. Descartes’ Error. New York: G.P. Putnam’s Sons, 1994.
DAMASIO, Antonio. Introduction: Of Minds and Brains. Seminars in Neuroscience: The Neurobiology of Mind, n. 4, v. 2, 1990, p. 245-248.
DAVIDSON, Richard; SUTTON, Steven. Affective Neuroscience: The Emergence of a Discipline. Current Opinion in Neurobiology, n. 5, 1995, p. 217-224.
EHRENBERG, Alain. O sujeito cerebral. Psicologia clínica, n. 21, v. 1, 2009, p. 187-213. HOGAN, Patrick. Affective Narratology: The Emotional Structure of Stories. Lincoln, London: University of Nebraska Press, 2011.
OLINTO, Heidrun Krieger. A economia das emoções na crítica e teoria da Literatura. Literatura e Crítica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009, p.148-165.
PATRICK, Kendra. Carrie Schneider’s Reading Women. Turbulence. February 19th, 2013. Available at http://turbulenceartproject.com/post/60300842565/from-the-inside-carrie-schneider-there-is-an.
PRINZ, Jesse. Gut Reactions: A Perceptual Theory of Emotion. Oxford: Oxford University Press, 2004.
SCHNEIDER, Carrie. Megha Reading Edith Wharton (The House of Mirth, 1905). (2018). [Video HD] Providence: Granoff Center, 2016.
SIMAS-ALMEIDA, Leonor. Literatura e emoções: a função hermenêutica dos afetos. Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1618-6.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987. p. 11-23.
TYGSTRUP, Frederik. Affective Spaces. In: OLINTO, Heidrun; SCHØLLHAMMER, Karl Erik (eds.). Cenários Contemporâneos de Escrita. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, p. 166-184.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".