A construção narrativa da identidade de uma “atingida por barragem”: investigando a experiência consciente pela via da intersubjetividade

  • Paulo Henrique Aguiar Mendes UFOP
  • Daiman Oliveira da Costa PUC Minas
Palavras-chave: Intersubjetividade, Consciência, Narrativa, Identidade

Resumo

Neste artigo, abordaremos o “problema” da consciência pela via da intersubjetividade, com o objetivo de mapear e avaliar o funcionamento sociocognitivo de certos padrões de experienciação intersubjetiva que se manifestam por meio da linguagem e, mais especificamente, por meio da prática narrativa. Para tanto, selecionamos uma entrevista narrativa, gravada e transcrita em 2016 no âmbito das reuniões do GEDEM-UFOP,  por meio da qual a narradora relata a sua experiência com o rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues (MG), e constrói, intersubjetivamente, a sua identidade como “atingida por barragem” a partir de três estágios: o não-pertencimento, a identificação e a militância. Em termos teóricos, nos apoiaremos principalmente nas contribuições de Damásio (2015; 2018), Abrantes (2010), Zlatev (2008) e Gallagher & Hutto (2008) para mostrar que a prática narrativa pode ser concebida como um dado de primeira pessoa do plural no âmbito dos estudos da consciência.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Aguiar Mendes, UFOP

Possui graduação em Letras, Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutorado pela Université Paris XIII. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, Pragmática e Semântica.

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Publicado
21-11-2022
Como Citar
Mendes, P. H. A., & Costa, D. O. da. (2022). A construção narrativa da identidade de uma “atingida por barragem”: investigando a experiência consciente pela via da intersubjetividade. Scripta, 26(57), 193-221. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n57p193-221
Seção
Dossiê temático: Perspectivas atuais sobre a mente