Infodemia e construção sígnica – movimentos responsivos sob a retórica da pós-verdade

  • Maria Angela Paulino Teixeira Lopes PUC Minas
  • Fernanda Santana Gomes PUC Minas
Palavras-chave: Desinformação. Infodemia. Responsividade. Axiologia. Formação do leitor.

Resumo

Sob a retórica da pós-verdade, a infodemia e a desinformação atingiram grandes proporções, com impactos negativos na esfera social (KALIL; SANTINI, 2020; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2020), gerando um cenário de instabilidade, marcado por imprecisão, medo, marginalização e preconceitos. Visando contribuir para as práticas de letramento em leitura nas instâncias formativas, especialmente, as educacionais, neste artigo iremos explorar o fenômeno da desinformação (ALLCOTT; GENTZKOW, 2017; WARDLE; DERAKHSHAN, 2017), tomando como objeto analítico o discurso de abertura do presidente Jair Messias Bolsonaro, na 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, proferido em setembro de 2020. Grande parte desse discurso consiste em informações imprecisas e desprovidas de argumentos fundamentados, sobretudo, no que se refere ao contexto da pandemia pela Covid-19 no Brasil e à destruição de biomas brasileiros de extrema relevância para o ecossistema mundial. Considerando o evento enunciativo em análise, buscamos compreender e problematizar como as posições avaliativas do enunciador, atravessadas pelos valores ideológicos do(s) lugar(es) que ocupa no contexto sócio-histórico, podem ser capazes de afetar a interlocução com a sociedade. Com a pretensão de atingir o objetivo proposto, recorremos ao aporte teórico desenvolvido pelo círculo bakhtiniano, especialmente, os conceitos de responsividade, posicionamento axiológico e refração (BAKHTIN, 2011; 2017; VOLÓCHINOV, 2013; 2017), e a considerações acerca do discurso polêmico construído sob o viés do dissenso (AMOSSY, 2015; 2017).

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Biografia do Autor

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, PUC Minas

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes Possui graduação em Letras (português/francês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Coautora de livros didáticos de língua portuguesa para a Educação Básica, atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Análise do Discurso, pesquisando os seguintes objetos e/ou temas: interacionismo sociodiscursivo, referenciação, gêneros textuais, formação docente, representações sociais e construção identitária.

Fernanda Santana Gomes, PUC Minas

Doutoranda em Linguística

Referências

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Publicado
30-11-2021
Como Citar
LOPES, M. A. P. T.; GOMES, F. S. Infodemia e construção sígnica – movimentos responsivos sob a retórica da pós-verdade. Scripta, v. 25, n. 54, p. 158-189, 30 nov. 2021.