Vergonha de amar: força da diferença na relação de Riobaldo e Diadorim
Resumo
Abordagem do jogo entre desejo e repressão no percurso pelos tortuosos caminhos que cond u zem de Eros para Tanatos na relação de Riobaldo e Diadorim, personagens de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Importância do controle de Eros - manifesto como caminho no sentid o da vida - para o bom andamento das rela ções do grupo. Tanatos - movimento que nega a vida- e a anulação dos impulsos naturais através da violência e da rejeição. O código ético do sertão. A força da diferença na determinação da sexu al i dad e. Tabu e vergonha de amar. Mascaramento do saber pelas armadilhas do olhar. O objeto do desejo e o falseamento do visto. O ver e o saber ver. Amor, ciência e segredo.
Downloads
Referências
BÍBLIA Sagrada. Rio de Janeiro: Barsa, 1972.
FREUD, Si gm u nd. Além do princípio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos. Tradução Christia n o Montei ro Oiticica. Ri o de Janei ro: I mago, 1976. v. 1 8.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Rio de Janeiro: !mago, 1999.
LA TAILLE, Yves de. Vergonha, a ferida moral. Petrópolis: Vozes, 2002. MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Rio de Janeiro: Za h ar, 1 972.
OLIVEIRA, Maria d e Lou rd es Abreu de. Eros e Tanatos no universo textual de Camões, Antero e Redol. São Paul o: Annablume, 2000.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 4. ed. Rio de Janciro: José Olympio, 1965.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".