Grande sertão: veredas - as artimanhas da enunciação
Resumo
Responsável pela arquitetura narrativa de Grande sertão: veredas, o narrador Riobaldo conduz o jogo dialógico de modo a criar um vaivém discursivo que possibilita a detecção pontual de segmentos pertencentes à ordem do discurso e à ordem da história (respectivamente, mundo comentado e mundo narrado, segundo Harald Weinrich). Permeando um e outro mundo, estão as obsessões fundamentais do narrador, das quais destacamos aquela relativa à existência ou não do diabo. As ambiguidades derivadas desse movimento oscilante entre o ser e o não-ser provocam ainda o deslizamento entre o real e o irreal, o dito e o não-dito, o aparente e o oculto, o dado e o suposto. A coerência, no entanto, é reconstituída no alinhavado constante de vários recursos argumentativos que busca m a adesão do interlocutor, cuja voz só é entre ou vida pela voz do narrador. Nesses casos, verificamos a presença do recurso ao argumento de autoridade, seja pela competência, seja pela experiência, seja, ainda, pelo testemunho. É, pois, nesses momentos de interlocução semiexplícita, na instância da enunciação, que se apresentam, com maior nitidez, elementos linguísticos denunciadores das estratégias argumentativas que provocam e incitam o interlocutor/leitor a acompanhar esse "narrar dificultoso” e a finalmente concordar que “O diabo não há!... Existe é homem humano”.
Downloads
Referências
CAND IDO, Antoni o. Tese e antítese. 3. ed. São Pa ul o: Nacional , 1 978. BRETON, P. A argumentação na comuni cação. Bauru: Edusc, 1999.
CASTRO, N. L. Universo e vocabulário do Grande sert ão. Rio d e Ja n eiro: José Olympio, 1970.
PERELM AN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L Tratado da a rgum en tação. A nova retórica. São Paul o: Martins Fontes, 2002.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
WEINRICH, H. Estructura y función de los tiempos en ellengua je. Madrid: Gredos, 1968.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".