Indicações de (re)leitura: o desdobramento dos índices em Corpo de baile e Tutaméia

  • Clara Rowland Universidade de Lisboa.
Palavras-chave: Leitura, Releitura, Parábase, Livro, Narração, Representação,

Resumo

Considerando em paralelo os índices de Corpo de baile e de Tutaméia, o presente  trabalho pretende  colocar o problema da construção do livro na obra de Gu imarães Rosa. A reflexão sobre a relação entre livro, leitor e releitura proposta em Tutaméia através do desdo­ bramento dos índices e do trabalho sobre as epígrafes de Schopenhauer prolonga e desenvolve o questionamento que estava patente, de for­ ma menos objetivada, em Corpo de baile. Ao mesmo tempo, o inves­ timento  na noção de "parábase" em Corpo de baile é transportado para o jogo com os "Prefácios" de Tutaméia. Coloca-se, nessas classificações, o problema da relação do limiar do livro com o livro, mas também a questão do investimento  autoral de qu e esse espaço se reveste. Trata-se de indicações de (re) leitura que prescreve m e refletem os movimentos do leitor como elemento q u e possibilita a obra, espelhando a estrutura da relação narrador/ interlocutor  encenada em vá­ rios textos de Guimarães Rosa. Através d e uma comparação dos dois casos em análise, tentar-se-á delinear uma cartografia da releit ura em Guimarães Rosa como forma de tornar  "orgânica" (e viva) a forma do livro (e da escrita) enquanto representação de uma realidade pere­ nemente "movente" e não concluída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALINESCU, Matei. Rereading. New Haven: Yale University Press, 1993. HUBBARD, Thomas K. The mask of comedy. Aristophanes a n d the intcrtext u al Para­ basis. Ithaca: Cornell Univc rsity Press, 1991.

LORENZ, Günter. Diálogo com Gu imarães Rosa. In: COUTINHO, Eduardo. Guimarães Rosa - Fortuna Crítica. Rio de Janeiro: Civi li zação Brasi leira, 1 991. p. 62-97.

ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

ROSA, João Guimarães. Correspondência com o tradutor italiano. São Paulo: Insti­tuto Cultural Italo-Brasileiro, 1972.

ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor alemão Curt Meyer-Clason (1958-1967). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Academia Brasileira de Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

ROSA, João Guimarães. Grand e sertão:veredas. 6. ed. Rio de Jan eiro: José Olympio, 1968.

ROSA , João Guimarães. Tutam éia. Ri o de Janeiro: José Olympio, 1967. SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung. Wiesbaden: J. A. Brock haus, 1972 [A gradeço a Ana Raquel Fernandes a tradução dos excertos utiliza­dos].

Publicado
13-10-2005
Como Citar
ROWLAND, C. Indicações de (re)leitura: o desdobramento dos índices em Corpo de baile e Tutaméia. Scripta, v. 9, n. 17, p. 85-94, 13 out. 2005.