Indicações de (re)leitura: o desdobramento dos índices em Corpo de baile e Tutaméia
Resumo
Considerando em paralelo os índices de Corpo de baile e de Tutaméia, o presente trabalho pretende colocar o problema da construção do livro na obra de Gu imarães Rosa. A reflexão sobre a relação entre livro, leitor e releitura proposta em Tutaméia através do desdo bramento dos índices e do trabalho sobre as epígrafes de Schopenhauer prolonga e desenvolve o questionamento que estava patente, de for ma menos objetivada, em Corpo de baile. Ao mesmo tempo, o inves timento na noção de "parábase" em Corpo de baile é transportado para o jogo com os "Prefácios" de Tutaméia. Coloca-se, nessas classificações, o problema da relação do limiar do livro com o livro, mas também a questão do investimento autoral de qu e esse espaço se reveste. Trata-se de indicações de (re) leitura que prescreve m e refletem os movimentos do leitor como elemento q u e possibilita a obra, espelhando a estrutura da relação narrador/ interlocutor encenada em vá rios textos de Guimarães Rosa. Através d e uma comparação dos dois casos em análise, tentar-se-á delinear uma cartografia da releit ura em Guimarães Rosa como forma de tornar "orgânica" (e viva) a forma do livro (e da escrita) enquanto representação de uma realidade pere nemente "movente" e não concluída.
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Referências
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