O 'Quem' dos lugares. A passionalização da natureza em Grande sertão: veredas
Resumo
A proposta é de um estudo das imagens fundamentais de Grande sertão: veredas, à luz das idéias de Giambatista Vico. Com efeito, nesse movimento de nomear que constitui fundamentalmente a poesia, o filósofo napolitano mostra o processo em que se efetiva uma projeção do corpo humano e das "humanas paixões" sobre a paisagem circundante, tendo por base a analogia. Pois bem, é essa sensorialidade do fazer poético que se pode apontar no romance de Guimarães Rosa, em que, do rio ao sertão, aos buritis e a todas as demais "quisquilhas da natureza", é a metáfora que dá "sentimento e paixão" às coisas inanimadas. E toda a orquestração das imagens da natureza obedecerá ao poderoso impulso que atrai Riobaldo a Diadorim.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. Tese e antítese. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. p. 119-139.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 11. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1977.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 1. ed., 3. imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [s.d.].
MENESES, Adélia Bezerra de. Grande sertão: veredas e a Psicanálise. Scripta, v. 5, n. 10, Edição especial do 2° Seminário Internacional Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2° sem. 2002. p. 21-37.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Trilhas no Grande sertão. In: PROENÇA, M. Cavalcanti. Augusto dos Anjos e outros ensaios. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959. p. 151-241.
ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. 8. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1972. VICO, Giambatista. Princípios de uma ciência nova. Tradução Antonio Lázaro de Almeida Prado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".