Movimentos do sujeito na produção de sentido: subjetivação e objetivação
Resumo
Este trabalho retoma categorias pelas quais têm sido tratada a relação do sujeito com o seu próprio dizer, com o dito e/ou com dizer do outro. A realização dessa tarefa pauta-se no princípio de que, para compreender as ações de linguagem, particularmente as que emergem no domínio da atuação profissional - no caso deste estudo, a de professores em formação-, é essencial relacionar as noções de subje tividade, identidade e autoria. Considerando-se, pois, que essas cate gorias, por seu turno, focalizam, distintamente, a relação entre sujeito e produção de sentido, são investigados indícios de uma zona de imbricação entre posicionamento do sujeito e construção de sentido.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".