Craverinha e Malangatana: cumplicidade e correspondência entre as artes
Resumo
Apoesia de José Craveirinha e a pintura de Malangatana Valente: o neobarroco estético e a busca telúrica das alteridades reprimidas pela colonização. O diálogo das artes e a ressignificação do campo identitário africano através da recriação de imagens, cores, palavras e mitos do multifacetado imaginário cultural, histórico e social de Moçambique.
Downloads
Referências
ABDALA Jr., Benjamin. António Jacinto, José Craveirinha, Solano Trindade: o sonho (diurno) de uma poética popular. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1. Anais... Niterói: Imprensa Universitária da USP, 1995.
ÁVILA, Afonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1971.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BRAVO, Víctor Antonio. La irrupción y el límite. México: Universidad Nacional Autónoma de México – Unam, 1988.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas: literatura e nacionalidade. Lisboa: Vega, 1994.
CHAVES, Rita. Craveirinha, da Mafalala, de Moçambique, do mundo. In: Via Atlântica. Revista do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da F.F.L.C.H. da USP, São Paulo, n. 3, p. 140-169, 1999.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COUTO, Mia. Depoimento inserido na reportagem “Malangatana Valente Ngwenya: relação fiel e verdadeira”, organizada por Rodrigues da Silva. In: Jornal de Letras – JL. Ano XVI, n. 663. Lisboa, p. 12-13, 13 a 26 de março de 1996.
CRAVEIRINHA, José. Xigubo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1980a.
CRAVEIRINHA, José. Karingana ua karingana. Lisboa: Edições 70, 1982.
CRAVEIRINHA, José. Cela 1. Lisboa: Edições 70, 1980b.
CRAVEIRINHA, José. Maria. Lisboa: Caminho, 1998.
CRAVEIRINHA, José. Babalaze das hienas. Maputo: UEA, 1997.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
FOUCAULT, Michel. El orden del discurso. Barcelona: Tusquets Editor, 1970.
GLISSANT, Edouard. Poétique de la relation. Paris: Gallimard, 1990.
GONÇALVES, Rui Mário. Malangatana: um grande pintor africano. Entrevista ao pintor. In: Jornal de Letras – JL. Ano VI, n. 208, p. 18-19, Lisboa, 30/6/1986.
JORGE, Sílvio Renato. José Craveirinha e a busca da palavra moçambicana. In: CAMPOS, Maria do Carmo Sepúlveda; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000. p. 197-208.
JUNOD, Henri. Usos e costumes dos bantu. Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 1996, tomos I e II. (Coleção Documentos, 3).
LABAN, Michel. Encontro com escritores. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1998. v. III.
LEITE, Ana Mafalda. Canto, recitação... In: Jornal de Angola, Ano 26, n. 8.368, p. IV e V. Suplemento Vida Cultural. Luanda, 15 de outubro de 2000.
LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
LEITE, Ana Mafalda. A poética de José Craveirinha. 2. ed. Lisboa: Vega, 1991.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Colibri, 1998.
LEITE, Ana Mafalda. In: Vertical. n. 55. Lisboa, jul./ago. 1993. Apud: Maderazinco, Revista literária moçambicana. Edição 2. Maputo, dez./01. Disponível em: .
LISBOA, Eugénio. José Craveirinha. In: Maderazinco, Revista literária moçambicana. Edição 2. Maputo, dez./01. Disponível em: .
LOPES, José Miguel. Cultura acústica e cultura letrada: o sinuoso percurso da literatura em Moçambique. In: Revista Metamorfoses. Publicação da Cátedra Jorge de Sena. n. 2. Lisboa; Rio de Janeiro: Cosmos; UFRJ, 2001. p. 157-168.
MALANGATANA. Álbum das pinturas; org. de Júlio Navarro. Lisboa: Caminho, 1998.
MARTINHO, Fernando J.B. Elegíaca desmesurada. In: Maderazinco. Revista Literária moçambicana. Edição 2. Maputo, dezembro de 2001. Disponível em: <http://www.maderazinco.tropical.co. mz/index.html>.
MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária da UEM, 1998.
MENDONÇA, Fátima. Literatura moçambicana: a história e as escritas. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 1988.
MORENO, César Fernández. América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
NAVARRO, Júlio (Org.). Malangatana (álbum). Lisboa: Caminho, 1998.
PEREIRA, Frederico. Falar de Malangatana, ouvir ecos de Malangatana. In: NAVARRO, Júlio (Org.). Malangatana (álbum). Lisboa: Caminho, 1998.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Barroco: do quadrado à elipse. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. Lisboa: Cortez, 1996.
SARDUY, Severo. O barroco e o neobarroco. In: MORENO, César Fernández. América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
SARDUY, Severo. Barroco. Lisboa: Vega, 1989.
SAÚTE, Nelson. Os habitantes da memória: entrevistas com escritores moçambicanos. Praia; Mindelo: Embaixada de Portugal; Centro Cultural Português, 1998.
SECCO, Carmen Lucia Tindó Ribeiro. O mar, a ilha, a língua: a vertigem da criação na poesia de Virgílio de Lemos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS, 6. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, agosto de 1999. Texto integralmente publicado no site <http://victorian.fortunecity.com/statue/44/ail.html>.
SILVA, Calane. Karingana ua karingana dum poeta. In: Português em Cordel. n. 5. Maputo: Amolp, jun. de 1995.
SILVA, Manoel dos Santos e. Do alheio ao próprio: a poesia em Moçambique. São Paulo; Goiânia: Edusp; UFG, 1996.
SILVEIRA, Jorge Fernando da. José Craveirinha: impoética poesia. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1. Anais... Niterói: Imprensa Universitária da USP, 1995.
TABORDA, Terezinha. O vão da voz. Belo Horizonte: UFMG, 2000. (Tese, Doutorado; policopiada).
VASCONCELOS, José Manuel de. Apresentação de Severo Sarduy. In: SARDUY, Severo. Barroco. Lisboa: Vega, 1989.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".