A casa da cabeça de cavalo: a morte como lucidez
Resumo
Oromance de Teolinda Gersão, A casa da cabeça de cavalo, mesclando variados modelos narrativos, tais como o romance de folhetim, a narrativa fantástica e a metaficção historiográfica, propõe uma nova perspectiva para os fatos e os conceitos consagrados pela lógica e adota, como estratégia desconstrutora, o lúdico e o humorístico, ao discursar sobre a morte e sobre a História.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. 2 ed., v. 1. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. 2 ed., v. 2. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
BERGSON, Henri. Le rire: essai sur la signification du comique. 263. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.
BESSIÈRE, Irène. Le récit fantastique: la poétique de l’incertain. Paris: Larousse, 1974.
BROW, Norman O. Vida contra morte. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1974.
CAILLOIS, Roger. Au coeur du fantastique. Paris: Gallimard, 1965.
CAMPOS, Jorge Lúcio de. Do simbólico ao virtual. São Paulo: Perspectiva, 1990.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Cheval. In: Dictionnaire des symboles. (A à CHE). Paris: Seghers, 1973. p. 350-365.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Mort. In: Dictionnaire des symboles. (H à PIE). Paris: Seghers, 1973. p. 241-244.
GERSÃO, Teolinda. A casa da cabeça de cavalo. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo; história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MARTINHO, Fernando J. B. Os habitantes invisíveis da casa: introdução à leitura de A casa da cabeça de cavalo, de Teolinda Gersão. In: SILVEIRA, Jorge Fernandes da (Org.). Escrever a casa portuguesa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 213-217.
REIS, João José. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.
WEIZ, Pierre Giles. As fronteiras da evolução e da morte. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".