A busca da liberdade e as regras de direito em Grande sertão: veredas
Resumo
Grande sertão: veredas tem um eixo estruturador da ação: a busca da liberdade. Em torno desse eixo giram consciência e noção de destino. A busca da liberdade, ou pelo menos a tomada de consciência da liberdade, não se limita à liberdade pessoal, mas também à dos outros (jagunços, Diadorim, sertão). Essa posição fundamentalmente libertária convive com o anseio pelo igualitarismo. Lembro que Antonio Candido, ao caracterizar Guimarães Rosa, o classifica como super-regionalista, isto é, como quem apresenta uma “consciência dilacerada do subdesenvolvimento e opera uma explosão do tipo de naturalismo que se baseia na referência a uma visão empírica do mundo”. A busca da liberdade e o espírito igualitário que finalmente presidem as ações
de Riobaldo permitem entender essa consciência dilacerada do subdesenvolvimento. Pretendo refletir sobre esses problemas a partir de regras de direito, que podem ser deduzidas de um catálogo mínimo dos direitos humanos.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. The origins of totalitarianism. New York: Harcourt, Brace, 1951.
BAUDRILLARD, Jean. El éxtasis de la comunicación. In: FOSTER, Hal (Org.). La posmodernidad. Barcelona: Kairós, 1985.
BOBBIO, Norberto. A violência obscura. Revista da USP, São Paulo, n. 9, p. 5-7, mar./maio 1991. Dossiê Violência.
BOBBIO, Norberto. Atraídos pela direita. Revista da USP, São Paulo, n. 9, p. 3-5, mar./maio 1991. Dossiê Violência.
BOBBIO, Norberto. É lícito matar o tirano? Revista da USP, São Paulo, n. 9, p. 7-8, mar./maio 1991. Dossiê Violência.
CANDIDO Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: MORENO, César Fernández (Coord.). América latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CANETTI, Elias. Masse und macht. Hamburg: Claassen, 1960.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Abnegação e autodestruição. In:
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Guerra Civil. Trad. Marcos Branda Lacerda e Sérgio Flaksman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Reflexões diante de uma vitrine. Trad. Beatriz Sidou. Revista da USP, São Paulo, n. 9, p. 9-22, mar./maio 1991. Dossiê Violência.
GALVÃO, Walnice Nogueira. As formas do falso. São Paulo: Perspectiva, 1972.
OBERER, Hariolf. O poder do Estado e os direitos humanos. Trad. George Bernard Sperber. Humboldt, Ano 43, n. 83, 2001. (no prelo – edição em português).
PINHEIRO, Paulo Sérgio. Autoritarismo e transição. Revista da USP, São Paulo, n. 9, p. 45-56, mar./maio 1991. Dossiê Violência.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1963.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".