As Primeiras estórias e as Outras estórias: de Guimarães Rosa a Pedro Bial
Resumo
Olonga metragem Outras estórias, de Pedro Bial, é uma leituramontagem de cinco dos contos de Primeiras estórias que o escritor mineiro publicou em 1962; todavia, não se trata de transposição de uma obra literária para o cinema, mas, antes, de uma concepção dela enquanto possibilidade cinematográfica. À maneira de Rosa, Bial pesquisa um “dialeto” cinematográfico, uma sintaxe que se corporifica num compósito que inclui cinema, teatro e literatura, onde ficam mobilizados a oralidade e a escrita, a imagem visual e a metáfora, os planos e a montagem, os recortes e os movimentos, os sons, as imagens e os sentidos.
Downloads
Referências
OUTRAS estórias. Direção Pedro Bial. Intérpretes: Cacá Carvalho, Paulo José, Enrique Diaz, Giulia Gam e outros. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999.
ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1967.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".