Guimarães Rosa e Monteiro Lobato: uma aproximação insólita
Resumo
Poderá ser surpreendente fazer pendant de escritores, com Guimarães Rosa e Monteiro Lobato. Mas haverá, no mínimo, a procedência de ser ilustrativo do trabalho que aqui se apresenta. Ficou, em nossa memória mais remota de leituras, que as figuras encantadoras do imaginário infanto-juvenil europeu, em sua coorte de significados, desembarcaram, com Lobato, para nacionalizarem-se em terreiro do Brasil. Mas ficou, também, em nossa memória mais recente de leituras, que o pensamento dos antigos ou “clássicos” da Grécia, em seus sedutores achados, pousou no sertão grande de Guimarães Rosa, transfundindose à passagem pelas veredas da metabolização cultural brasileira. Este trabalho tem, então, o objetivo de refletir sobre tal operação, realizada no processo da alquimia literária rosiana, através de recorte estabelecido à volta do conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Primeiras estórias.
Downloads
Referências
ANDRADE, Álvaro Martins. Universo, processo e ética no Grande sertão: veredas: uma análise do pensamento de Guimarães Rosa. 1973. Tese policopiada apresentada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis.
BOSI, Alfredo. Narrativa e resistência. In: BOSI, Alfredo. Itinerários. Araraquara: Unesp, 1996. p. 11-27.
CANDIDO, Antonio. Fortuna crítica: Sagarana. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 1. p. 63-67.
LORENZ, Günter. Diálogo com Guimarães Rosa. In: ROSA, João Guimarães. Ficção Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. v. 1.
MONTEIRO LOBATO. O minotauro. 26. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.
RAVETTI, Graziela. Territórios textuais, regiões culturais: mulheres intelectuais na narrativa latino – americana contemporânea. In:
RAVETTI, Graziela. América em movimento. São Paulo: Memorial Sette Letras, 1998. p. 93-109.
ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. v. 1, p. 429-462.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".