Um fragmento holográfico na poesia de Drummond
Resumo
Este texto é uma contribuição às comemorações do centenário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, a realizar-se em 2002. Na linha transdisciplinar que norteia o atual pensamento acadêmico, inspira-se no desdobramento da teoria holográfica, com a intenção de mostrar como o livro Alguma Poesia contém não apenas a experiência presente e passada do Poeta, naquele ano de 1930, mas abarca também a problemática existencial que viria a caracterizar a sua obra futura.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade – Poesia e Prosa. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Uma pedra no meio do caminho – biografia de um poema. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1967.
GUATARI, Felix. Caosmose. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992
RAMOS, Maria Luiza. “A árvore cósmica na poesia de Drummond”. Revista do Centro de Ciências Humanas, Ano IV, n. 5. Belo Horizonte, Fumarc/PUC Minas, 1986. p. 115-124
RAMOS, Maria Luiza. “Drummond corta o baralho”. Ensaios de Semiótica, n. 28/30. Belo Horizonte, FALE/UFMG, 1994/1995. p. 95-115.
RAMOS, Maria Luiza. Interfaces – literatura, mito, inconsciente, cognição. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
WILBER, Ken (Org.). O paradigma holográfico – e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1995.
WEBER, Renée. O universo que dobra e desdobra: uma conversa com David Bohm. In: WILBER, Ken (Org.). O paradigma holográfico – e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1995. p. 45-104.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".