Explorando as representações do texto escrito
Resumo
Com base em textos produzidos em situação escolar, o presente trabalho reflete sobre a concepção de texto que circula na escola e por ela é difundida, o que resulta, certamente, das condições de produção vivenciadas na sala de aula. Propõe-se, ainda, que essa concepção seja compreendida tanto através da relação que estabelece com abordagens desse objeto em estudos da linguagem como no que se refere à prática de produção de textos que se efetiva fora da sala de aula.Downloads
Referências
ASSIS, Juliana Alves & SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Relatório das Atividades do Projeto "Produção de conhecimento/Condições de produção e recepção de textos". Belo Horizonte: PUC Minas, 2000. (Mimeogr.)
ASSIS, Juliana Alves; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Explorando as representações do texto escrito (ou: de grão em grão nem sempre se enche o papo). CONGRESSO DE LEITURA, 11 , 1997, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 1997. p. 215-216.
BAKHTIN, Mikhail (1 979). Estética da criação verbal. 2. ed. Trad. do fr. Maria Emantina Galvão G . Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino; exercícios de militânica e divulgação. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras/ALB, 1996. cap. 8: Ensino de gramática x reflexão sobre a língua, p. 129- 136.
KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:
KLEIMAN , Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
KOCH , Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Analfabetismo na mídia: conceitos e imagens sobre o letramento. In: KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 239-266.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Recife: UFPE, 1995. (Mimeogr.)
OLSON, David R. Writing: the divorce of the author from the text. In: KROLL, B. M., VAN N , R. J. (Org.). Exploring speaking-writing relationships. Urbana: National Council of Teachers of English, 1981.
ONG, Walter J. Orality and literacy. the technologizing of the word. Londres: Meuthen, 1982.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".