O corpo feminino da nação

  • Maria Nazareth Soares Fonseca PUC Minas
Palavras-chave: poemas escritos por mulheres africanas, terra, pátria e nação, corpo feminino, identidade cultural, literaturas africanas de língua portuguesa,

Resumo

O texto propõe discutir as imagens de terra, pátria e nação construídas em poemas escritos por mulheres africanas e associar essas imagens com os modos como as literaturas africanas de língua portuguesa absorveram o projeto de identidade cultural, no período pré-independência. Como contraponto, são tecidas considerações sobre a escrita poética produzida por mulheres, em fase mais recente, a qual, subvertendo a tradição da poesia de combate, mostra-se mais atenta às expressões de um corpo que tem suas próprias emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMADA, José Luís Hopffer. Mirabilis de veias ao sol. Lisboa: Caminho, 1988.

ANDRADE, Mário. Antologia temática de poesia africana: na noite grávida de punhais. Lisboa: Sá da Costa, 1975.

ANTOLOGIAS de poesia da Casa dos Estudantes do Império. Lisboa: ACEI, 1994. v. I e II.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BRASÃO, Inês Paulo. Dons e disciplinas do corpo feminino: os discursos sobre o corpo da história do Estado Novo. Lisboa: Gráfica 2000, 1999.

CHIZIANE, Paulina. A literatura como forma de expressão popular. Mar além; Revista de cultura e literatura dos países africanos de língua Oficial portuguesa. Maio, 1999, p. 97-99.

FEIJÓO, Lopito (Org.). No caminho doloroso das coisas. Luanda: União elos Escritores Angolanos, 1988.

FERREIRA, Manuel. No reino de Caliban. v. I, II, III. Lisboa: Plátano, 1994.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Vozes femininas em afrodicções poéticas Brasil e África portuguesa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL A SITUAÇÃO DA MULHER ESCRITORA EM ÁFRICA E NA AMÉRICA LATINA. Anais ... Lisboa: Associação Regresso das Caravelas (no prelo].

KANDJIMBO, Luís. Apologia de Kalitangi: ensaio c crítica . Lu anda: Instituto Nacional do Livro e do Disco, 1997.

MATA, Inocência. As vozes femininas na literatura afri cana; passado c presente; representações da mulher na produção literária de mulheres. CONGRESSO O ROSTO FEMININO DA EXPANSÃO PORTUGUESA. Anais ... Lisboa, 1994.

MENDONÇA, Fátima, SAÚTE, Nelson. Antologia da nova poesia moçambicana. Maputo: União dos Escritores Moçambicanos, 1988.

Publicado
22-03-2000
Como Citar
Fonseca, M. N. S. (2000). O corpo feminino da nação. Scripta, 3(6), 225-236. Recuperado de https://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10365
Seção
Dossiê: Literaturas africanas de língua portuguesa