Amicus Plato Magis Amica Veritas
Resumo
O presente artigo tenta determinar de que forma Guimarães Rosa recebeu, criticou e transformou o pensamento de Platão, conforme alusões ao filósofo, encontradas no primeiro prefácio e nos contos de Tutaméia. Verifica-se que Guimarães Rosa critica justamente o núcleo central do platonismo, isto é, a teoria das idéias - tal como apresentada, miticamente, no relato do Mito da Caverna, no livro VII da República - e o que dela decorre, a concepção platônica do ser e do não-ser. Esta concepção leva, por sua vez, à questão da verdade e do erro, da realidade e da falsidade. Guimarães Rosa baseia-se, para sua crítica, em Protágoras, sofista do sécu lo V a.C., e em Aristóteles, discípulo, por mais de vinteanos, de Platão. Nesse sentido, o artigo examina a teoria do erro e do falso em Protágoras, conforme citada no diálogo de Platão, Eutidemo, e passa em revista o mesmo tema, no próprio Platão, como surge no diálogo Sofista. Examina, igualmente, a crítica que Aristóteles faz à teoriadas idéias, do modo como surge, principalmente, na sua Ética a Nicômaco. A partir da determinação desta base teórica, o artigo analisa o conto "Uai, eu?", de Tutaméia, que contém uma pormenorizada e profunda meditação sobre o ser e o não-ser, sobre o erro e a verdade, sobre o real e a imitação, sobre a realidade e a aparência.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Nicomachean ethics. London: Heinemann.
DIELS & KRANZ. Die fragmente der vorsokratiker. Dublin: Weidmann, 1968.
GADAMER, Hans-Georg. Dialogue and dialectic: eight hermeutical studies on Plato. New Haven: Yale University Press, 1980.
GADAMER, Hans-Georg. The ideia of the good in Platonic-Aristotelian philosophy. New Haven: Yale University Press, 1986.
HEIDEGGER, Martin. Plato's sophist. Bloomington: University of Indiana Press, 1997.
PLATÃO. Euthydemus. London: Heinemann, 1967.
PLATÃO. Phaedo. London: Heinemann, 1966.
PLATÃO. Republic. London: Heinemann, 1963.
PLATÃO. Theaetetus. London: Heinemann, 1967.
ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizarri. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1968.
SEGAL, Charles. Orpheus: the myth of the poet. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1989.
SEXTUS empiricus. London: Heinemann, 1967, v. 2.
SPERBER, Suzi Frankl. Caos e cosmos: leitura de Guimarães Rosa. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".