Imagens de Memória, Imagens de Nação
Resumo
Reflexão sobre as relações entre memória e nação, tendo em vista textos memorialísticos de Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes e Pedro Nava, com o objetivo de destacar as representações do nacional a que dão forma e como essas representações atuam enquanto uma intervenção performativa no âmbito da tradição modernista aque se filiam.Downloads
Referências
AHMAD, Aijaz. A retórica da alteridade de Jameson e a "alegoria nacional". Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 22, out. 1988.
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. Trad. Lólio L. Oliveira, São Paulo: Ática, 1989.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo & A falta que ama. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Menino antigo. Rio de Janeiro: Sabiá, 1973.
ARRIGUCCI JR., DAVI. Enigma e comentário. São Paulo: Cia das Letras, 1987. Móbile da memória.
ARRUDA, Maria A. dos Nascimentos. Mitologia da mineiridade. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BAUDELAIRE, Charles. Les fleurs du mal. Paris: Armand Colin, 1958.
BAUDELAIRE, Charles. Oeuvres complétes. Paris: Louis Conard, 1925. Le peintre de la vie moderne.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993. Experiência e pobreza.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993. Sobre o conceito de história.
BHABHA, Homi K. (Org.). Nation and narration. London, New York, Routledge, 1990. DissemiNation: time, narrative and the margins of the modern nation.
BOLLE, Wille. Fisiognomia da metrópole moderna. São Paulo:
Edusp, 1994.
BOMENY, Helena. Guardiões da razão; modernistas mineiros. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
CALIGGARIS, Contardo. Da nação ao triunfo das tribos. Folha de S. Paulo, São Paulo, mar. 1994. Ilustrada.
CANDIDO, Antonio. Minas não há mais? In: SEMINÁRIOS SOBRE A ECONOMIA MINEIRA, 1, 1982. Diamantina (MG). Anais... Diamantina, 1982.
CANEVACCI, Massimo. Antropólogo italiano cria o 'etno-cyberpunk'. Folha de S. Paulo, São Paulo, 6 set. 1995. Ilustrada. (Entrevista a Elvis César Bonassa)
DUMONT, Louis. O individualismo; uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.
HALBWACHS, Maurice. La mémorie collective. Paris: Presses, Universitaires de France, 1950.
HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780. Trad. Maria Célia Paoli e Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
LIMA, Alceu Amoroso. Voz de Minas. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1946.
MATOS, Olgária C. F. Os arcanos do inteiramento outro. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MENDES, Murilo. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sábia, 1968.
MERQUIOR, José Guilherme. A astúcia da mímese. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1972. P. 144-54: Notas em função de Boitempo (1).
MIRANDA, Wander Melo. Memória e nação. Cenário: Psicanálise e Cultura, Belo Horizonte, n. 3, 1994.
NAVA, Pedro. Báu de ossos. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
RENAN, Ernest. Oeuvres complètes. Paris: Calmann-Lévy, 1947. Qu'est-ce q'une nation? Conferénce faite on Sorbonne, le 11 mars 1882, v. 1.
RICOUER, Paul. II tempo racconto. Aut-Aut, Milano, n. 216, nov.-dic, 1988.
ROSA, João Guimarães. Ave, palavra. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1970, Minas Gerais.
SANTIAGO, Silviano. Discurso memorialista de Drummond faz a síntese entre confissão e ficção. Folha de S. Paulo, São Paulo, 7 abr. 1990. Ilustrada.
TODOROV, Tzvetan. Nouns et le autres; la refléxion française sur la diversité humaine. Paris: Seuil, 1989,
VATTIMO, Gianni. La fine della modernità. Milano: Garzanti, 1987.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".