O texto na sala de aula: uma ponte entre o passado e o presente

  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Resenha, João Wanderley Geraldi, O texto na sala de aula, um clássico sobre o ensino de língua portuguesa,

Resumo

O texto apresentado é uma resenha do livro O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa, de João Wanderley Geraldi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Coordenadora do curso de Letras da mesma instituição. Mestra e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa (GRUPELP) e editora chefe da Revista Primeira Escrita. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Análise do Discurso, em diálogo com abordagens interacionistas. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: gêneros acadêmico-científicos, gêneros textuais e leitura/escrita, formação de professores, estratégias de didatização, bem como pelas representações e pela construção de identidades docentes.

Referências

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

SILVA, Lilian Lopes Martins da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

Publicado
28-01-2016
Como Citar
Zaidan Bicalho Fonseca, J. (2016). O texto na sala de aula: uma ponte entre o passado e o presente. Scripta, 19(36), 479-487. Recuperado de https://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10003