Compromissos éticos
Os editores e pareceristas que atuam na revista se compromemtem a:
1) avaliar os trabalhos submetidos de forma imparcial e técnica dedicando-se ao seu conteúdo, sem que haja discriminação de qualquer natureza.
2) zelar pela confidencialidade das colaborações enviadas pelos autores não só durante o período de avaliação como no caso de o trabalho ser recusado.
Os avaliadores se comprometem, ainda, a:
3) informar imediatamente aos editores, caso detectem que o trabalho submetido manifesta conteúdo substancial já publicado – quer seja pelo autor ou por terceiros – por meio de afirmações, argumentos ou reprodução de trechos.
Os autores se responsabilizam integralmente pela veracidade e idoneidade de sua pesquisa e garantem que as metodologias utilizadas respeitam éticas de execução, seja com animais ou seres humanos.
Os autores se comprometem, ainda, a:
1) dar crédito a todas as fontes que alicerçam seu trabalho. Todas as informações devem estar seguidas de sua respectiva referência bibliográfica, apontando, assim, sua origem e quando houver citação literal de outro autor, esta deverá deverá estar entre aspas.
2) procurar apresentar o sentido exato dos conceitos ou constatações apresentados por seu autor original.
3) apontar, no manuscrito submetido para publicação, presença de dados já constatados anteriormente e/ou publicados parcialmente em artigos anteriores. A fim de evitar uma possível configuração de autoplágio, o autor deve sempre citar e referenciar, dentro das normas, a sua própria pesquisa previamente realizada.
4) certificar-se de que toda citação ao longo do texto corresponda a uma citação bibliográfica primária. Caso o autor tenha necessidade de citar uma fonte secundária a fim de descrever o conteúdo de uma fonte primária é preciso assegurar-se de que a informação confere e que a fonte original sempre seja indicada. Quando necessário utilizar informações de outra fonte, o autor tem a obrigação deixar claro para o leitor quais acepções são suas e quais são oriundas de fontes alheias.