ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA:
um olhar sobre desafios da formação docente e da produção de materiais didáticos
Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir de investigações sobre ensino de Português a não nativos e da produção de material didático, no bojo de um projeto de iniciação científica sobre ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), da PUC Minas. Trata-se de uma pesquisa voltada para o estudo das circunstâncias referentes a esse ensino, em especial buscando a produção de materiais lúdicos, considerando as experiências das aulas ministradas no 1º semestre de 2022. Para embasar teoricamente as observações feitas, principalmente em relação ao ensino dos gramatical (verbos irregulares), considerando-se traços culturais (do Brasil e de Minas Gerais) e da música como ferramenta para o ensino/aprendizado de uma segunda língua, recorremos aos estudos de Almeida (2004), Barros e Furtoso (2021), Consolo, Soares e Tojeira-Ramos (2021); Sigiliano e Berno (2021), entre outros. As atividades com essa modalidade se mostram relevantes para a formação docente inicial e continuada, no âmbito do Curso de Letras.
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Referências
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