Uma análise sociolinguística na revisão de textos: o uso de pronomes demonstrativos em trabalhos acadêmicos da área do Direito e da Odontologia
Resumo
Este artigo apresenta um estudo descritivo-comparativo do uso que se faz dos pronomes demonstrativos em monografias das áreas do Direito e da Odontologia. É consensual entre os estudiosos, na área da linguística, que há grande diversidade entre a teoria e a aplicação desses pronomes. Por isso, este trabalho buscou descrever o uso que é feito desses itens linguísticos para refletir sobre o posicionamento que o profissional da Revisão de Texto deve seguir. Essa análise foi feita a partir de variáveis específicas, considerando-se a possibilidade de essa divergência ter caráter sociolinguístico. Segundo Labov ([1972] 2008), os aspectos externos podem interferir no uso que se faz da língua, por isso variáveis como nível de escolaridade (superior completo), faixa etária (25 a 35 anos) e área do conhecimento (Direito e Odontologia) foram consideradas. Analisaram-se monografias de seis graduados, três para cada área. Chegou-se à conclusão de que não há diferenças significativas quanto ao uso dos pronomes nas devidas áreas, corroborando o que Neves (2011) apresenta em sua gramática descritiva, de que se utilizam os três grupos de pronomes tanto para uso anafórico quanto catafórico. Tendo em vista o campo da Revisão de Texto, uma pesquisa mais completa e aprofundada desse aspecto no domínio da Sociolinguística poderia colaborar para a constatação de aspectos da identidade linguística de áreas do saber, facilitando, assim, o trabalho daquele profissional.
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Referências
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