O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos trabalhos de alunos da graduação e/ou de programas de pós-graduação, preferencialmente das Ciências Humanas, em coautoria com docentes da área; trabalhos de professores (mestres e/ou doutores).  Textos escritos em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, em um dos gêneros: artigos, comunicações, conferências, ensaios, entrevistas, resenhas, resumos de dissertações ou teses, relatos reflexivos de experiência.  Os trabalhos devem ser encaminhados, de preferência, por via eletrônica, no endereço http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/about/submissions#onlineSubmissions ou pelo e-mail revistaich@hotmail.com.

Os artigos acadêmicos deverão conter o mínimo de 12 e o máximo de 25 laudas, com referências incluídas. A extensão das resenhas não deverá ultrapassar 10 laudas, bem como os relatórios ou relatos de experiência reflexiva. Deverão ser digitados em Word, A4, orientação “retrato”, fonte 12 (é permitido tamanho 14 para títulos), Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: direita e esquerda, de 3 cm; superior e inferior, de 2,5 cm. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do artigo, devendo ser numerados com algarismos arábicos. Textos formatados em consonância com a normalização da PUC Minas - disponível em https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/ABNT-Elaborar-formatar-artigo-cientifico-novo-final.pdf .

Resumo

Os artigos devem vir encabeçados por um resumo bilíngue (português/ língua estrangeira), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada, entre 250 e 300 palavras.

Palavras-chave

Com o mínimo de três e o máximo de cinco, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado (Tesauro). Devem ser separadas por ponto e a palavra-chave seguinte deve vir com inicial maiúscula. Os textos em português deverão apresentar resumo, o título e as palavras-chave em português e em língua estrangeira.

 Estrutura dos trabalhos

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência: título, resumo, palavras-chave, título traduzido,  resumo e palavras-chave em língua estrangeira. Em seguida, deverá vir o texto propriamente dito, recomendando-se a sua subdivisão em introdução, subtítulos, conclusão e referências (bibliográfica e outras).

Dados sobre o autor

Os elementos de apresentação do autor (filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail, endereço para correspondência), serão informados nos metadados no processo de submissão. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

Modalidades de trabalhos

São aceitos trabalhos originais de temáticas relevantes nas áreas de abordagem das Ciências Humanas e afins (como a antropologia, a filosofia, a sociologia, entre outras), nas modalidades seguintes: artigos, comunicações, conferências, relatos de experiências, entrevistas, ensaios notas de pesquisa; resenhas.

Artigos originais e de pesquisa

Os artigos originais e de pesquisa são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original ou inédita, que possam ser replicados ou generalizados, contendo entre 12 a 25 páginas.  

Comunicações

A seção “Comunicações” constitui um espaço para a apresentação de relatos sobre pesquisas em andamento, sínteses de eventos acadêmicos, textos breves apresentados nesses eventos, textos de provocação ao debate, estudos de caso e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções. Os trabalhos devem conter entre 6  e 10 páginas , com os títulos traduzidos para uma língua estrangeira. A avaliação desta seção é feita pela editoria específica do tema e do editor e pode ter o trabalho enviado também para avaliação externa.

OBS: Esta seção não tem as exigências referentes ao gênero artigo (estrutura, metodologia científica e seu desenvolvimento temático, resumo e  resumo em outro idioma, palavras-chave em português e em outro idioma, notas de rodapé, etc.).

Conferências

Palestras individuais proferidas em congressos e similares, em geral na abertura ou encerramento dos mesmos, publicadas na íntegra, sem números de palavras pré-fixadas, mas condicionadas aos critérios da Comissão editorial. Devem respeitar a mesma sequência dos artigos, sendo encabeçados por título, título traduzido para língua estrangeira entre parênteses, resumo, palavras-chave (em língua portuguesa e em língua estrangeira0 seguidos do texto propriamente dito vindo, por último, as referências (bibliográfica e outras).

Relatos de Experiência e Entrevistas

Os relatos e entrevistas pretendem divulgar experiências, histórias de vida ou realizações profissionais de personagens com representatividade e/ou interesse para a área. Deverão conter entre 6 e 10 páginas, título em português (traduzido para língua estrangeira, entre parênteses), resumo, palavras-chave, resumo e palavras-chave também traduzidos. 

Ensaios

Exame crítico de um tema, do conjunto da obra de um autor, ou de obras diversas aproximadas pela temática, abordagem ou documentação utilizada, contendo entre 6 a 10 páginas. Devem conter um título em português (traduzido, entre parênteses), resumo, palavras-chave, resumo e palavras-chave em língua estrangeira.

Notas de Pesquisa

Relatos preliminares, mais curtos e incipientes do que um artigo, enfatizando hipóteses, progressos e dificuldades de pesquisas em andamento, comentando fontes, métodos e técnicas utilizados, entre 5 e 10 páginas.  Devem respeitar a mesma sequência dos artigos, sendo encabeçados por título, título traduzido (entre parênteses), resumo, palavras-chave (em língua portuguesa e em língua estrangeira), seguidos do texto propriamente dito vindo, por último, as referências (bibliográficas e outras).

Resenhas

Trata-se de resenha crítica, entre 5 e 10 páginas, sobre textos publicados até os dois últimos anos, resumidos de forma crítica, destacando-se suas filiações intelectuais e contribuições relevantes. Devem trazer o nome da obra analisada, com a referência completa (autor, título, subtítulo, tradutor (se houver), edição, local, editora, ano).

Artigos

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