“TORNAR-SE NEGRO” NA INFÂNCIA
OS DESDOBRAMENTOS DO RACISMO A PARTIR DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NO CINEMA INFANTO-JUVENIL.
Resumo
No trabalho que se segue interrogamos o contexto da representatividade infantojuvenil da negritude no cinema e seus efeitos nos processos identitários de crianças e adolescentes. Para isso, exploramos a noção de “tornar-se negro”, tal como é formalizado por Neusa Santos Souza e outros autores, a fim de permitir uma melhor compreensão de como este processo se estabelece na infância, a partir das relações que se constroem na construção identitária advinda da influência da representatividade negra no cinema infantojuvenil. Do ponto de vista metodológico, o artigo analisa as falas de cinco crianças e adolescentes negros sobre a temática proposta a partir de estratégias lúdicas construídas através do método da pesquisa-ação. Resulta deste artigo a constatação de que a negritude infantojuvenil tem sido invisibilizada e diminuída no âmbito de sua representatividade social, impactando em processos identitários de silenciamento e subalternização de suas identidades.
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Copyright (c) 2024 Alice Soares Chaves, Mônica Eulália da Silva Januzzi

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