VIDAS EM COMPOSIÇÃO

CONEXÕES ENTRE A ARTE DE COMPOR E A ARTE DE EXISTIR

Palavras-chave: Composição, Vida, Filosofia da Diferença, Clínica Cartográfica

Resumo

O verbo “compor” está presente nas diferentes esferas da existência, podendo conectar substâncias, sonoridades, viventes e ideias. Atento a suas múltiplas possibilidades, o objetivo deste estudo consistiu em compreender a existência humana como um complexo processo de composição, valendo-se, para isso, de uma aproximação entre filosofia, arte e clínica. Adotando uma perspectiva teórica interdisciplinar e recorrendo metodologicamente à estratégia documental, encontramos na arte musical um elemento concreto para problematizar as composições da existência, valendo-nos de depoimentos de compositores da Música Popular Brasileira (MPB). Os artistas ofereceram pistas de como a composição musical pode ser aliada das práticas clínicas, fazendo delas um campo aberto de experimentações, contato com temporalidades distintas, avanços e recuos atualizados na produção dos modos de viver. Ao final do estudo, constatamos a relevância de articular campos distintos do saber a fim de compreender como a vida humana pode se aliar às composições de modo pluralizado e aberto.

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Biografia do Autor

João Vitor de Freitas Gimenes, Universidade Estadual de Londrina

Psicólogo clínico e compositor. Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Formação em Clínica Esquizoanalítica pela Escola Nômade de Filosofia. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bolsista Produtividade CNPq 2.

Publicado
01-01-2025