ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E SUPORTE SOCIAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS POBRES

Palavras-chave: Pobreza, Ensino superior., Universitários, Suporte social, Estratégias de enfrentamento

Resumo

Este artigo objetivou analisar as estratégias de enfrentamento a partir do suporte social percebido pelos universitários pobres para permanecer no Ensino Superior. Utilizou-se da abordagem mista de pesquisa em duas universidades públicas. A amostra foi constituída por 251 estudantes pobres na etapa quantitativa, de diversas áreas do conhecimento. Na etapa qualitativa, foram 8 participantes de cursos de alta demanda. Destaca-se a relevância das redes de solidariedade, refletida na percepção de suporte social entre colegas, advindo dos familiares e da instituição. As estratégias específicas denominadas de enfrentamento, cooperação e asserção foram identificadas como estratégias transformadoras, enquanto a polarização, invisibilidade, rendimento e participação em outros espaços formativos foram compreendidas a partir das funções de reação e adaptação. Conclui-se sobre a necessidade de compreender estes mecanismos para planejar ações promotoras de mudanças essenciais à uma universidade mais aberta, plural e acolhedora para os grupos historicamente marginalizados.

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Biografia do Autor

XIMENES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora PQ 2 do CNPq.

Publicado
10-12-2024