FAZERES DA MUSICOTERAPIA SOCIAL E COMUNITÁRIA NA AMÉRICA LATINA

NOTAS DE DISSENSO

  • Andressa Arndt Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Palavras-chave: Musicoterapia social e comunitária, América Latina, emancipação

Resumo

Neste artigo apresentamos um panorama dos fazeres da Musicoterapia em contextos sociocomunitários na América Latina. As informações foram construídas por meio da realização de cinquenta e nove entrevistas abertas com eixo norteador, com musicoterapeutas latino-americanos/as. Também construímos informações por meio da participação no cotidiano de trabalho de alguns/as desses/as musicoterapeutas. Em nosso processo de análise das informações construídas, destacamos como linha temática os fazeres horizontalizados e práticas não convencionais em Musicoterapia na América Latina. A partir daí, discorremos sobre os diferentes espaços, parcelas da população e objetivos que têm balizado tais práticas, tecendo uma discussão sobre experiências emancipatórias, a partir da proposta do filósofo Jacques Rancière. Constatamos que alguns dos fazeres que pudemos conhecer durante a realização desta pesquisa se inscrevem como notas de dissenso no campo convencionalmente posto da Musicoterapia latino-americana, contribuindo dessa forma para o alargamento das possibilidades de se fazer e pensar esse campo de saber.

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Biografia do Autor

Andressa Arndt, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2019). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Brasil. Graduada em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado
17-12-2024