EDUCAÇÃO PARA A MORTE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO DA PUC MINAS SÃO GABRIEL
Palavras-chave:
Educação para a morte, Morte, Currículos de Psicologia
Resumo
O psicólogo depara-se com a temática da morte, seja diretamente ou indiretamen-te, em diversos campos nos quais atua, mas apesar deste cenário, os currículos de psicologia parecem não contemplar o tema da a morte. A educação para a morte vai na contramão dessa negação, sendo uma proposta para fomentar a discussão e reflexão acerca do tema. O presen-te estudo buscou investigar como o tema da morte e do morrer está sendo tratado no curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel. Para que os objetivos propostos pudessem ser alcan-çados foi conduzida uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de cinco alunos do último ano de formação e professores da referida instituição, assim como, foi realizada também uma análise documental. Para a análise dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelaram que existem disciplinas e eventos que se dis-põem a discutir o tema. No entanto, apesar deste achado, indicando uma reflexão acerca do tema na Universidade, observa-se que é um fenômeno ainda pontual, esporádico, que depende da disponibilidade e interesse do professor. Não se pode afirmar, portanto, que há efetivamen-te uma discussão profícua em relação à temática, de modo a preparar os futuros profissionais a lidar com este assunto. Este estudo revelou, ainda, a importância atribuída pelos alunos da discussão do tema no curso de psicologia e na Universidade como um todo, uma vez que este toca não apenas o aspecto técnico, profissional, mas também pessoal e subjetivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
30-11-2016
Como Citar
SANTOS, T. C. F. DOS; FENSTERSEIFER, L. EDUCAÇÃO PARA A MORTE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO DA PUC MINAS SÃO GABRIEL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 1, p. 157 - 175, 30 nov. 2016.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.