PIBID PUC MINAS:

espaço de iniciação à docência e aplicação de novas metodologias

  • Jamilly Ferreira Siqueira

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever a performance dos bolsistas da área de Letras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Os docentes tiveram como meta orientar seus alunos na conquista do hábito da leitura de contos e na compreensão de sua estrutura e tipos de narradores, tempo e espaço. Foram colocados em foco contos e minicontos que tratassem de assuntos mais próximos do dia a dia dos alunos. Por apresentarem uma realidade de fundo mais violento foram buscadas narrativas que destacassem aspectos aos quais eram de identificação pessoal, o que resultava na facilitação do entendimento de cada um e uma busca maior pelo conhecimento. Teve-se como base a metodologias que nos foram apresentadas por meio do livro de Rildo Cosson em sua obra Círculos de Leitura e Letramento Literário, que foi guia para a construção do caminho a ser trilhado para que tais objetivos fossem alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES