PIBID PUC MINAS:
espaço de iniciação à docência e aplicação de novas metodologias
Resumo
Este relato tem como objetivo descrever a performance dos bolsistas da área de Letras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Os docentes tiveram como meta orientar seus alunos na conquista do hábito da leitura de contos e na compreensão de sua estrutura e tipos de narradores, tempo e espaço. Foram colocados em foco contos e minicontos que tratassem de assuntos mais próximos do dia a dia dos alunos. Por apresentarem uma realidade de fundo mais violento foram buscadas narrativas que destacassem aspectos aos quais eram de identificação pessoal, o que resultava na facilitação do entendimento de cada um e uma busca maior pelo conhecimento. Teve-se como base a metodologias que nos foram apresentadas por meio do livro de Rildo Cosson em sua obra Círculos de Leitura e Letramento Literário, que foi guia para a construção do caminho a ser trilhado para que tais objetivos fossem alcançados.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).