O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL EM SALA DE AULA E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO:
um relato de experiência
Resumo
Este relato de experiência registra o processo de ensino e aprendizagem realizado conforme o projeto Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Letras Português, vinculado à PUC Minas, conforme a realidade socioeducacional na Escola Estadual Silviano Brandão, com os alunos do terceiro ano do EJA. Apesar do resultado positivo, houve dificuldades, principalmente no que diz respeito ao uso do celular em sala de aula, objeto deste relato. A partir da identificação do problema, optamos pela aplicação de um questionário diagnóstico aos alunos, a fim de entender as razões motivadoras do uso excessivo de smartphones. Como referencial teórico, utilizamos o “Relatório de Monitoramento Global da Educação”, redigido pela UNESCO, em 2023, a fim de comprovar – ou não – os efeitos negativos do uso de tecnologias digitais nas escolas. Concluímos que a aplicação do diagnóstico nos serviu para esclarecer pontos obscuros, ininteligíveis pelo mero senso comum: não se trata de desinteresse, mas um misto de exaustão por parte dos estudantes e contínua exposição ao conforto ofertado pelo digital.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).