O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL EM SALA DE AULA E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO:

um relato de experiência

  • Sarah Caroline dos Santos

Resumo

Este relato de experiência registra o processo de ensino e aprendizagem realizado conforme o projeto Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Letras Português, vinculado à PUC Minas, conforme a realidade socioeducacional na Escola Estadual Silviano Brandão, com os alunos do terceiro ano do EJA. Apesar do resultado positivo, houve dificuldades, principalmente no que diz respeito ao uso do celular em sala de aula, objeto deste relato. A partir da identificação do problema, optamos pela aplicação de um questionário diagnóstico aos alunos, a fim de entender as razões motivadoras do uso excessivo de smartphones. Como referencial teórico, utilizamos o “Relatório de Monitoramento Global da Educação”, redigido pela UNESCO, em 2023, a fim de comprovar – ou não – os efeitos negativos do uso de tecnologias digitais nas escolas. Concluímos que a aplicação do diagnóstico nos serviu para esclarecer pontos obscuros, ininteligíveis pelo mero senso comum: não se trata de desinteresse, mas um misto de exaustão por parte dos estudantes e contínua exposição ao conforto ofertado pelo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES