RELATO CRÍTICO DOS PROJETOS LITERÁRIOS DESENVOLVIDOS NO PIBID PELO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS DA PUC MINAS
Resumo
Este relato descreve as experiências pedagógicas vivenciadas tanto na Instituição de Ensino Superior (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas) quanto na unidade escolar participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e refletir acerca delas. Esse projeto foi realizado na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, localizada no bairro Santo Agostinho, na cidade de Belo Horizonte, com a turma do 3° ano do Ensino Médio, de outubro de 2022 a março de 2024. As atividades descritas são do subprojeto de Letras-Português, sob coordenação da professora Vera Lopes da Silva e supervisão da professora Carolina Izabela Dutra de Miranda. O PIBID promove uma maior integração entre o ensino acadêmico em licenciatura e a realidade das escolas públicas, possibilitando aos graduandos identificar e lidar com os desafios presentes no cotidiano da educação brasileira. Portanto, este relato apresenta as atividades desenvolvidas e as dificuldades encontradas pelos graduandos para a aplicação das atividades, além das soluções adotadas para dar andamento ao projeto e alcançar os objetivos do PIBID no período. Além de, uma análise crítica sobre minha atuação no programa. O nosso aporte teórico e metodologia fundamentaram-se na teoria de Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2014) e Letramento literário (2009). Como principais resultados, foi possível evidenciar que o PIBID contribui para a formação docente inicial de qualidade. Principalmente, evidencia-se que a literatura é indispensável para o currículo escolar que prioriza a cultura humana e valoriza o senso crítico.
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