REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NO PIBID:

lições aprendidas e impacto na formação como educador

  • Nicolle Helena Soares de Assis

Resumo

Este relato de experiência narra sobre meu envolvimento como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), descrevendo os inúmeros aprendizados que contribuíram para minha formação como futura educadora. Ao longo do texto, compartilho aprendizados adquiridos durante a participação no Programa, destacando a dualidade de vivenciar as perspectivas de educador e aluno. A orientação comprometida da Professora Vera Lopes da Silva, a escolha estratégica do campo na Escola Estadual Maestro Villa Lobos e a condução de projetos, como a exploração dos quadrinhos e a abordagem da literatura contemporânea com foco em Carolina Maria de Jesus, são elementos centrais que moldaram minha compreensão sobre o ato de ensinar. O referencial teórico é embasado na abordagem contida nos livros Letramento literário: Teoria e prática e Círculos de leitura e letramento literário. O texto de Cosson proporciona alicerces fundamentais para a compreensão e a implementação das práticas educativas exploradas no texto. Destaco a importância do PIBID na construção de uma base sólida para a prática educativa, evidenciando a interseção entre teoria e vivência prática como fatores-chave na transformação da visão sobre a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES