REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NO PIBID:
lições aprendidas e impacto na formação como educador
Resumo
Este relato de experiência narra sobre meu envolvimento como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), descrevendo os inúmeros aprendizados que contribuíram para minha formação como futura educadora. Ao longo do texto, compartilho aprendizados adquiridos durante a participação no Programa, destacando a dualidade de vivenciar as perspectivas de educador e aluno. A orientação comprometida da Professora Vera Lopes da Silva, a escolha estratégica do campo na Escola Estadual Maestro Villa Lobos e a condução de projetos, como a exploração dos quadrinhos e a abordagem da literatura contemporânea com foco em Carolina Maria de Jesus, são elementos centrais que moldaram minha compreensão sobre o ato de ensinar. O referencial teórico é embasado na abordagem contida nos livros Letramento literário: Teoria e prática e Círculos de leitura e letramento literário. O texto de Cosson proporciona alicerces fundamentais para a compreensão e a implementação das práticas educativas exploradas no texto. Destaco a importância do PIBID na construção de uma base sólida para a prática educativa, evidenciando a interseção entre teoria e vivência prática como fatores-chave na transformação da visão sobre a educação.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).