LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO CONTOS:
vamos falar sobre a desigualdade social na aula de literatura?
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) PUC Minas, do curso de Letras oferece a oportunidade de apresentação de trabalhos acadêmicos em ambientes escolares dos mais diversos perfis. Na Escola Estadual Silviano Brandão, região noroeste de Belo Horizonte (MG), percebemos que seria primordial não ignorar o entorno violento e uma comunidade de moradores que sofrem com a desigualdade social tão característica do nosso país. O desejo de atuação como pibidianos era mostrar aos alunos uma literatura que aborda essas questões. Encontramos dificuldade na aceitação de textos mais longos. E, portanto, fomos em busca de contos capazes de instigar questionamentos e também servirem de aprendizado de identificação das marcas narrativas sujeito, espaço e tempo.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).