FEMINISMOS, MACHISMO E EDUCAÇÃO:
reflexões a partir da experiência pibidiana
Resumo
O presente relato descreve a experiência de tratar a temática "desigualdade de gênero", com estudantes do 1º ano do ensino médio, em uma escola estadual de Belo Horizonte. As atividades foram desenvolvidas pelos graduandos de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no PIBID, através do "Projeto Leitura", no qual visamos discutir conteúdos interdisciplinares para aperfeiçoamento da leitura e escrita dos discentes. Ao tratar em sala de aula as repercussões perceptíveis relacionadas ao objeto de estudo, observamos a relevância da educação como ferramenta de transformação da realidade, evidenciando a necessidade de se refletir questões de desigualdade de gênero e machismo no ambiente escolar. Buscamos também destacar a importância de desenvolver uma análise sobre esse tema, desde as estruturas patriarcais até as resistências atuais e a sua relevância no contexto brasileiro contemporâneo. É notório a necessidade de abordar esse contraste social com os alunos, pois isso não apenas combate estereótipos e preconceitos, mas também os capacita a desenvolver um senso crítico. Ao desafiá-los a questionar normas injustas, estamos contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).