PROJETO LEITURA:

formas do ensino e aprendizagem em História na Escola Estadual Odilon Behrens

  • Ana Luiza Martins Caldas
  • Daiane Garcia Carvalho
  • Filipe Rolim Ribeiro
  • Jacyra Antunes Parreira
  • Júlia Marcelle Simões e Silva
  • Lauren Vitória Costa
  • Lívia Bandeira Caroba
  • Maria Eduarda Dias Camargo Cruz
  • Sarah Miranda Martins

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que objetiva apresentar a experiência de oito alunos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, através da discussão das atividades realizadas ao longo do Programa, juntamente com sua relevância e contribuição para a formação dos docentes. Ao longo do texto são descritas as atividades que foram desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio, nas escolas parceiras visando o
desenvolvimento do conhecimento dos estudantes sobre temas como ensino de África, diversidade cultural e racismo. A metodologia utilizada durante o projeto foi a de uma abordagem participativa e dinâmica com foco em temas e assuntos sociais fortemente presentes na sociedade, em conjunto com uma ampla diversidade de recursos didáticos. Em suma, este relato destaca a importância do PIBID para a formação docente e a importância de desenvolver os temas relacionados ao ensino de África, visando desmistificar a África promovendo uma reflexão sobre as origens da desigualdade racial no Brasil e a importância de debater a diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES