PROJETO LEITURA:
formas do ensino e aprendizagem em História na Escola Estadual Odilon Behrens
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência que objetiva apresentar a experiência de oito alunos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, através da discussão das atividades realizadas ao longo do Programa, juntamente com sua relevância e contribuição para a formação dos docentes. Ao longo do texto são descritas as atividades que foram desenvolvidas com os alunos do Ensino Médio, nas escolas parceiras visando o
desenvolvimento do conhecimento dos estudantes sobre temas como ensino de África, diversidade cultural e racismo. A metodologia utilizada durante o projeto foi a de uma abordagem participativa e dinâmica com foco em temas e assuntos sociais fortemente presentes na sociedade, em conjunto com uma ampla diversidade de recursos didáticos. Em suma, este relato destaca a importância do PIBID para a formação docente e a importância de desenvolver os temas relacionados ao ensino de África, visando desmistificar a África promovendo uma reflexão sobre as origens da desigualdade racial no Brasil e a importância de debater a diversidade cultural.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).